A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está enfrentando o maior processo de sua história. Na verdade são 42 processos feitos por estados dos Estados Unidos. Os processos afirmam que a Meta enganou os seus usuários sobre os danos que as suas plataformas podem causar junto ao público jovem.
Os estados alegam que a empresa colocou funcionalidades em suas plataformas que viciam crianças. E também que fez propaganda dos seus produtos para atrair menores de 13 anos, o que é contra a lei dos Estados Unidos e vai contra os termos de uso do Facebook e do Instagram.
Com isso as ações da Meta já caíram. O temor do mercado é que a Meta tenha que pagar uma indenização gigantesca e modificar seu funcionamento, o que poderia levar a uma queda de receita publicitária.
Alguns especialistas avaliam que é bem provável que a Meta perca esses processos, que se baseiam em documentos vazados por uma ex-funcionária da própria Meta, como explico neste vídeo.
(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência Compasso, e também realiza mentorias com profissionais e executivos. Saiba mais andreforastieri.com.br.