Uma paródia do vídeo Dumb Ways to Die, campanha do metrô australiano que virou hit na web mostrando "formas estúpidas de morrer", vem chamando a atenção nesta semana por usar a mesma lógica do comercial premiado em situações do Rio de Janeiro. Criado por um grupo de publicitários cariocas, o vídeo Dumb Ways to Die in Rio parodia os personagens da campanha australiana em formas estúpidas de morrer na cidade, como "andar de biclieta na rua", "ser atingido por um bueiro" ou "ser esmagado no metrô".
"A ideia surgiu há cerca de 3 meses e, desde então, estamos produzindo o vídeo. Como é um trabalho independente, tivemos que contar com o nosso tempo livre para fazê-lo. Logo, a ideia surgiu antes das manifestações", afirma ao Terra o sócio-diretor da Silence, agência que fez a produção musical do filme.
O publicitário afirma que o grupo não tem nenhuma ligação com grupos políticos. "O vídeo foi produzido por um grupo de amigos publicitários que resolveu fazer uma paródia de um grande sucesso da publicidade mundial, aproveitando para levantar questões importantes do Rio", disse. "A gente resolveu fazer uma crítica aos problemas que vemos todos os dias na cidade, de uma forma leve e bem humorada."
Apesar de a ideia para fazer o vídeo ter sido anterior aos protestos, o resultado final faz uma menção ao movimento que levou centenas de milhares de brasileiros às ruas nas últimas semanas. No vídeo, peixes carregam placas parodiando as mensagens dos manifestantes, como "#VemProMar" e "o cardume acordou". "Quando elas (as manifestações) começaram, não podíamos deixar de mencioná-las. Resolvemos isso com a cena dos peixes levantando placas", disse Dudu.
O vídeo, postado na segunda-feira no YouTube, já viralizou, pegando de surpresa os criadores do filme. "Foi surpreendente ver como muita gente descobriu o vídeo tão rápido. E a repercussão tem sido positiva. O vídeo original é um fenômeno. Não sabemos quantos views o nosso vai atingir, mas muita gente já viu e compartilhou. É um assunto atual e mostra tudo que vemos diariamente no Rio, a viralização vai ser o resultado da insatisfação das pessoas com os problemas que colocamos no vídeo", afirmou o publicitário.
A equipe que criou a letra da música, cantada por Luiza Souto, foi a mesma que fez as animações e a edição do vídeo, os publicitários Daniel Thomer, Marcos Siqueira, Renan Rivero e Thiago Morales. A produção musical é trabalho da produtora Silence, assinada por Daniel Lopes, Dudu Lopes e Mario Gennari.
A criação australiana para o sistema de metrô local, chamada de "Dumb ways to die" ("Formas estúpidas de morrer", em tradução literal), foi publicada no YouTube em novembro do ano passado e já conta com mais de 52 milhões de visualizações. A peça levou foi premiada no festival de criatividade de Cannes nas categorias de rádio, vídeo, relações públicas, direta e integrada, a ação que promove a segurança nos trens e estações levou cinco Grand Prix - o maior número de prêmios já conquistado por uma campanha no festival.