Servidor do WikiLeaks é vendido por US$ 33 mil

No servidor estavam armazenados os documentos secretos sobre as guerras dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão

13 set 2013 - 14h28
(atualizado às 17h47)
Servidores do WikiLeaks estavam instalados em caverna em Estocolmo, na Suécia
Servidores do WikiLeaks estavam instalados em caverna em Estocolmo, na Suécia
Foto: AFP

O servidor usado pela organização pró-transparência WikiLeaks quando divulgou documentos secretos em 2010 sobre as guerras dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão, além de uma quantidade imensa de comunicações diplomáticas, foi vendido por US$ 33 mil na última quinta-feira.

A empresa de internet sueca Bahnhof, que hospedava o WikiLeaks à época, vendeu o servidor Dell no eBay.

Publicidade

O presidente executivo da Bahnhof, Jon Karlung, chamou o servidor de "uma relíquia dos nossos tempos" e disse que o comprador não era um cidadão sueco. Os dados contidos no servidor foram apagados, disse Karlung.

"Acredito que esta máquina tenha um valor simbólico muito alto. De certo modo, é um tipo de artefato, um objeto que deixou uma marca na história mundial."

Karlung disse que metade da receita obtida com a venda seria doada à organização de defesa da livre expressão da mídia Repórteres Sem Fronteira e metade à Fundação 5 de Julho, um grupo defensor da liberdade e privacidade na internet.

O soldado norte-americano responsável por entregar ao WikiLeaks os mais de 700 mil documentos militares e diplomáticos secretos foi sentenciado a 35 anos em uma prisão militar pelo maior vazamento de dados secretos da história dos EUA.

Publicidade

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se