Usar o Facebook deixa as pessoas de mau humor, mas elas continuam voltando na rede social porque imaginam que vão ficar felizes com o site, revelou uma pesquisa da Universidade de Innsbruck, na Áustria, publicada pela Fast Company.
Os pesquisadores de comportamento Tobias Greitemeyer e Christina Sagioglou realizaram o estudo em duas partes. Na primeira, os participantes que usaram o Facebook por 20 minutos disseram estar em um humor pior do que aqueles que só navegaram na web e os que não fizeram nenhuma atividade. O grupo do Facebook também relatou que o tempo pareceu ter sido usado de maneira menos significativa.
Em um segundo experimento, os pesquisadores pediram para os participantes adivinharem se passar 20 minutos no Facebook os deixaria mais felizes ou mais tristes. Ao contrário da primeira experiência, os participantes esperavam que usar a rede social os faria se sentirem melhores.
A explicação para os resultados divergentes é uma falha na habilidade das pessoas de prever um estado emocional futuro. Ao longo dos anos, psicólogos descobriram que as pessoas tendem a superestimar o quão tristes elas ficarão depois de eventos negativos, como o término de um namoro, e também exageram em quão felizes elas serão depois de acontecimentos positivos, como ganhar na loteria.
No entanto, o humor das pessoas depende do tipo de uso no Facebook. Um usuário passivo, que geralmente navega pelos perfis e feed de notícias, é mais propenso a se sentir infeliz e considerar os minutos gastos na rede social como perda de tempo. O usuário ativo, que interage com os amigos por mensagens e posts, se sente melhor com o uso do Facebook.