Você sabia que 90% das senhas utilizadas na internet são vulneráveis a ataques hacker? E que um a cada cinco usuários já teve contas de e-mail ou perfis em redes sociais invadidos? Para alertar os internautas dos riscos na rede social, a McAfee aproveitou o Dia Mundial da Senha Segura (ou Password Day), nesta quarta-feira, para lançar um site que orienta os usuários sobre o uso correto e seguro de palavras-chave: o www.passwordday.org/pt.
Veja dicas de segurança na web
A empresa, integrante da Intel Security, também oferece diversas dicas para a criação de uma senha segura. Confira algumas delas:
- Em vez de criar uma senha complexa, crie uma senha mais longa (com 14 caracteres ou mais)
- Use um gerenciador de senhas
- Troque suas senhas regularmente
- Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites
- Use caracteres alfanuméricos e letras maiúsculas e minúsculas
- Não use datas ou fatos que possam ser encontrados online
- Não envie suas senhas por mensagem, e-mail ou de qualquer outra forma
- Não use senhas fáceis, (como 123456, senha, qwerty, etc.)
- Não use senhas contendo somente uma palavra
O Password Day é um evento global realizado anualmente, sempre em 7 de maio, que conta com o apoio do Terra e tem o intuito de estimular as pessoas a realizarem a troca ou a atualizarem as senhas. Em 2013, a campanha contou com a participação de mais de 170 organizações e colaborou para a atualização de mais de 1 milhão de códigos de acesso. Para aderir ao Dia Mundial da Senha Segura, basta usar a hashtag #PasswordDay nas redes sociais.
O Terra aderiu ao #PasswordDay adotando uma frase do escritor, físico e astrônomo americano Clifford Stoll: “trate as suas senhas como a sua escova de dentes. Não deixe ninguém usar e troque com frequência”.
O site criado pela McAfee conta com um medidor de força de senhas, que indica ao usuário o grau de segurança que determinadas palavras-chave. Aos que ainda acham que a senha “123456” ou a data do próprio nascimento são boas opções para proteger dados importantes, a ferramenta vem bem a calhar. Entretanto, vale um aviso: o ideal é combinar uma senha segura e um bom serviço de antivírus, para otimizar a proteção ao computador ou aos dispositivos.
“Violações de segurança de pequeno e grande portes estão se tornando cada vez mais frequentes em todo o mundo. Por isso os consumidores precisam estar atentos e saber a importância da segurança das senhas, além de tomar medidas para evitar ataques", disse Michelle Dennedy, diretora responsável por privacidade da McAfee.
Além de uma senha segura, você precisa de um bom antivírus para navegar sem medo pela web. Proteja-se: planos com qualidade McAfee a partir de R$ 14,90/mês