iPhone 15 não ganhou carregamento mais rápido via MagSafe ou USB-C

Mesmo que tenha ganhado suporte para o padrão Qi2, linha iPhone 15 não traz recargas mais rápidas sem fio

13 set 2023 - 10h20
(atualizado às 13h47)

Ao contrário do que esperavam alguns fãs da Apple, a linha iPhone 15 não parece ter recebido o suporte para recargas mais rápidas via MagSafe ou USB-C. De acordo com informações vistas na ficha técnica dos modelos, as especificações permanecem semelhantes ao que é visto na geração anterior.

Foto: Apple / Canaltech
iPhone 15 ganhou suporte para Qi2, mas potência de recarga permanece a mesma (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

Isso significa que o carregamento com acessórios oficiais MagSafe permanece em 15 W, enquanto o processo com outros carregadores Qi fica em 7,5 W.

Publicidade

De acordo com informações mencionadas pela vice-presidente de marketing da Apple Kaiann Drance, a nova geração de iPhones oferece suporte para o novo padrão Qi2. Contudo, isso não parece ter qualquer consequência no que diz respeito à velocidade de recargas.

O Qi2 é um padrão com base no MagSafe, que tem o objetivo de uniformizar o alinhamento da recarga sem fio magnética em outros smartphones. Para isso, foi criado um Perfil de Potência Magnética, que promete entregar maior eficiência energética e recargas mais rápidas.

Após o anúncio do Qi2, diversas marcas de carregadores desenvolveram produtos com suporte para até 15 W, possivelmente com a esperança de que eles funcionariam com a velocidade máxima na linha iPhone 15. Aparentemente, elas devem ficar decepcionadas.

Carregamento com USB-C também não deve mudar

Mesmo que a Apple tenha implementado a porta USB-C para recargas na linha iPhone 15, não há indícios de que isso levou a um aumento da potência de carregamento.

Publicidade
Porta USB-C é uma das principais novidades nos modelos atualizados (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

Rumores anteriores apontavam que os aparelhos poderiam entregar suporte para até 35 W em conexões cabeadas, por meio de um novo adaptador. Contudo, não há qualquer menção a isso nas especificações técnicas dos novos modelos.

As informações oficiais da Apple apenas apontam que os aparelhos continuarão carregando a até 50% da bateria em cerca de 30 minutos, com adaptadores de 20 W ou mais. É possível que este tempo seja mais baixo com carregadores de 35 W ou mais, mas isso não foi provado até o momento.

A velocidade de transferência de dados pelo USB-C de acordo com o modelo de iPhone. As variantes Pro e Pro Max trazem o padrão USB 3.2 Gen 2 com até 10 Gbps, enquanto as opções 15 e 15 Plus têm USB 2.0 com até 480 Mbps — ou seja, algo semelhante ao Lightning no caso dos aparelhos mais acessíveis.

Fonte: MacRumors

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se