O iPhone foi o item mais vendido entre os produtos usados comercializados pela OLX Brasil de janeiro a outubro de 2024. Segundo a plataforma, o smartphone representou 34% das vendas, seguido por geladeiras (22%) e TVs (18%).
Entre os itens mais comercializados no período, destacam-se também bicicletas, notebooks e sofás, que completam o top 6 de vendas.
“Celulares, eletrônicos e produtos para o lar são os itens que mais geram vendas por meio da plataforma. E quem compra costuma fazer bons negócios: o iPhone 11, por exemplo, o mais vendido entre os celulares usados da Apple, custa em média 18% menos em comparação com o mesmo produto novo”, afirma Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
Itens mais procurados e anunciados
O iPhone também lidera a lista dos produtos mais buscados (49,87%) e mais anunciados (39,08%) no marketplace, reforçando sua popularidade entre os usuários. Geladeiras, TVs e notebooks aparecem entre os favoritos para compra e venda.
Uma pesquisa de intenção de compra da OLX para a Black Friday 2024 revela que eletrônicos e celulares são os itens mais desejados (62%), seguidos por roupas e acessórios (56%) e eletrodomésticos (55%). Esse interesse reflete uma tendência de consumo consciente, que também contribui para a economia circular.
Impacto ambiental
Em 2023, as transações realizadas pela OLX evitaram a emissão de mais de 625 mil toneladas de CO₂ equivalente, segundo o estudo Second Hand Effect. Isso equivale ao impacto ambiental da produção de 49 milhões de calças jeans ou 5,6 milhões de viagens aéreas de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Os itens mais vendidos pela plataforma também foram os que mais contribuíram para a redução de emissões de gases de efeito estufa:
- 232 mil toneladas de CO₂ evitadas com a venda de computadores e acessórios seminovos.
- 147 mil toneladas de CO₂ evitadas com a comercialização de móveis.
O estudo, realizado pela startup Vaayu com apoio da Adevinta, controladora da OLX Brasil, destaca o papel do mercado de usados na promoção da sustentabilidade e do consumo consciente.