Itaipu Binacional adota simulador de realidade virtual para treinar trabalhadores que lidam com eletricidade, visando melhorar segurança e eficiência.
A Itaipu Binacional está adotando uma abordagem inovadora para capacitar seus trabalhadores, especialmente os que lidam com eletricidade em áreas críticas da usina. Um grupo de empregados da Divisão de Manutenção de Equipamento e Transmissão participou de um workshop pioneiro no uso do Simulador de Risco Elétrico (SRE), que utiliza a tecnologia de realidade virtual para simular situações de risco em ambientes de alta tensão.
O treinamento teve a participação de brasileiros e paraguaios, numa ação conjunta entre as divisões de segurança e manutenção da empresa. A utilização de realidade virtual visa melhorar a execução técnica das atividades e reforçar a segurança dos trabalhadores ao lidar com eletricidade.
“Com a turma-piloto, foi possível constatar a efetividade da ferramenta, bem como identificar oportunidades de melhorias no processo para aumentar a segurança no trabalho”, explicou Thiciane Guilhem, coordenadora da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho de Itaipu, em comunicado.
A equipe que conduziu o treinamento foi composta por profissionais de diversas áreas da usina, incluindo a Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, a Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e representantes das áreas de Operação de Usina e Subestações e Manutenção de Equipamentos de Transmissão.
Além do treinamento inicial, a Itaipu planeja expandir o uso do simulador para outros grupos de manutenção e para a Divisão de Operação de Usina e Subestações, com foco em procedimentos de isolação elétrica.
A iniciativa faz parte dos esforços da usina para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para os objetivos de número 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.