Jeff Bezos, presidente executivo da Amazon, apresentou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 9, o módulo Blue Moon, capaz de levar uma carga de mais de 3,5 toneladas à Lua. A nave é desenvolvida pela Blue Origin, empresa espacial comanda por Bezos.
Uma versão posterior da Blue Moon poderia carregar mais de seis toneladas, incluindo um módulo para carregar astronautas, afirma o executivo. Assim, a Blue Moon poderia ajudar na meta do presidente Donald Trump e seu vice Mike Pence de levar astronautas à Lua até 2024. Para Bezos, sua empresa é a única capaz de cumprir a tarefa dentro do prazo planejado.
O projeto é o primeiro passo de Bezos para a colonização espacial, considerada essencial pelo bilionário para manter o crescimento da espécie humana sem as restrições energéticas e de recursos do planeta Terra. Sua visão de futuro inclui um trilhão de humanos vivendo em colônias espaciais como as imaginadas pelo físico Gerard K. O'Neill.
A Blue Origin foi fundada por Bezos em 2000, dois anos antes da SpaceX, do também bilionário e concorrente no mercado espacial Elon Musk. No twitter, Musk ironizou a espaçonave de Bezos, com uma imagem onde o nome é trocado de "Blue Moon", Lua Azul, para "Blue Balls", termo em inglês para dor nos testículos.
1 de 7
Fundo de quintal - O primeiro escritório de Bezos foi a sua própria garagem. Naquela época, ele precisava apenas de um pequeno espaço para armazenar os livros do estoque da Amazon
Foto: Reprodução
2 de 7
Lançamento - Apesar de a ideia ter começado a florescer em 1994, a plataforma só foi lançada em 1995, quando Bezos levantou cerca de US$ 1 milhão com 20 amigos e alguns investidores.
Foto: Reprodução
3 de 7
Exportação - A primeira venda feita para fora dos Estados Unidos foi para Gênova, na Itália. O livro era Ranks of Bronze, de David Drake.
Foto: Reprodução
4 de 7
Estoque - Para ajudar a organizar o imenso estoque da empresa, a Amazon usa robôs. Eles foram criados pela Kiva Systems, uma empresa de robótica comprada em pela Amazon, em 2014, por US$ 775 milhões.
Foto: Reprodução
5 de 7
Físico - No final de 2015, a empresa de Jeff Bezos inaugurou a sua primeira livraria física, em Seattle, nos Estados Unidos.
Foto: Divulgação
6 de 7
Alexa - A Amazon, também em 2014, resolveu apostar no Echo, uma caixa de som equipada com a assistente pessoal da empresa, a Alexa.
Foto: Divulgação
7 de 7
Surpresa - Hoje, a Amazon tem uma linha própria de produtos extremamente diversa. Até uma linha de fraldas e lencinhos para bebês foi lançada pela empresa.