A presidente da Sverige Television (SVT), emissora de televisão pública da Suécia, Eva Hamilton, afirmou na última quarta-feira que os jornais devem largar o papel se desejam sobreviver a era digital. Em entrevista à imprensa logo após sua palestra no Ericsson Business Innovation Forum, na cidade de Estocolmo, Suécia, a executiva indicou que o papel já é coisa do passado.
“Livrem-se do papel. Hoje você tem tudo em tela muito mais fácil para ler e a sensação é bem melhor e mais cômoda”, disse Eva, que esteve recentemente no Brasil durante a cobertura da Copa do Mundo. “O maior inimigo dos jornais é o Google. A pessoa pode entrar na internet e ver a notícia atualizada. Em resumo: livrem-se do papel e comecem a escrever notícias locais, a CNN e a FOX não vem até a sua cidade cobrir a prefeitura”.
Eva Hamilton atua como CEO da SVT desde 2006, desde então tem trabalhado para o canal ser mais que um serviço público na TV, e criou opções para a web, como o serviço SVT Play, que permite assistir a programação sueca em qualquer lugar.
Ela cita como exemplos, para criar o serviço do SVT sob demanda, a Netflix e o YouTube, em sua visão “fenômenos da internet”. “O segredo do Netflix é a personalização. A pessoa entra no site e com o tempo que vai acessando filmes e séries são indicadas para elas, de acordo com seu gosto”, afirmou Eva, que aponta uma única falha no sistema, a falta de acessos diários.
“Netflix tem feito sucesso com séries como ‘Orange is the New Black’ e ‘House of Cards’. Mas os outros são velhos e as pessoas não entram o tempo todo. Então precisaria de algo diário, eu sugeriria um talk-show”, afirmou.
O sucesso do YouTube e do Netflix foi reforçado pela pesquisa de setembro da Ericsson sobre mídia e TV. O estudo feito com 23 mil pessoas de 23 países, apresentado pelo pesquisador Nikklas Rönnblon, mostra que no mundo, o serviço de streaming já se aproxima da TV, 75% para os serviços da web ante 77% para a TV comum.
Publicidade
“Um dos efeitos da TV sob demanda é socializar o modo como está sendo vista. Mudando o modo com apenas uma tela da família. Agora são várias telas TV, tablet, smartphone e PC para toda a família”, afirma Rönnblon. Por outro lado, ele alerta que as pessoas não veem filmes por meio de pacote de dados, por ser muito caro.
Por fim, Eva Hamilton indica três conselhos para não ser engolido nas mídias tradicionais. “Tenha um sistema de busca para filmes e séries, internet aberta e livre - todo mundo é produtor, distribuidor e espectador de seu próprio conteúdo - e deve ser provedor de um espaço comum público”, disse a executiva sueca.
Ela ainda afirma que os 230 euros por habitante que recebe para manter a TV pública e o fato da Suécia ser um dos países mais conectados a rede de banda larga ajudam no desenvolvimento do canal.
“Eu devo investir, devo arriscar em novos conteúdos e novas mídias, pois sou paga pelo público. Somos pagos para fazer programas de ciência, história, entretenimento, ter correspondentes, investir no jornalismo. Sou jornalista há 30 anos. Se fosse um CEO com histórico comercial, provavelmente diria que estou perdendo dinheiro”, completa a executiva sueca, responsável por uma programação de 23 mil horas por ano.
Publicidade
1 de 37
Show room da Volvo com novos carros totalmente conectados
Foto: Henrique Medeiros
2 de 37
Ericsson Studio recebeu o primeiro evento da companhia que discute o futuro da tenologia
Foto: Henrique Medeiros
3 de 37
Casa com modelos de conexão do Ericsson Studio
Foto: Henrique Medeiros
4 de 37
Entrada do Ericsson Studio
Foto: Henrique Medeiros
5 de 37
Modelo de centro de controle da Ericsson
Foto: Henrique Medeiros
6 de 37
Câmera 3D ligada a TV sem necessidade de óculos para visualizar os efeitos
Foto: Henrique Medeiros
7 de 37
TV totalmente conectada à rede com tablet, celular e webcam
Foto: Henrique Medeiros
8 de 37
Cartão de visitas com conexão de internet
Foto: Henrique Medeiros
9 de 37
Mesma conexão sendo usada em copos de café e para entrega de produtos
Foto: Henrique Medeiros
10 de 37
Exemplo de conexões também nos esportes
Foto: Henrique Medeiros
11 de 37
Tela de apresentação do Ericsson Businness Innovation Forum
Foto: Henrique Medeiros
12 de 37
Presidnte da Câmara de Comércio de Estocolmo, Maria Rankka
Foto: Henrique Medeiros
13 de 37
Chefe da pesquisa do Ericsson ConsumerLab, Michael Björn
Foto: Henrique Medeiros
14 de 37
Rankka e Björn respondem a questões ao lado de Rima Qureshi, vice-presidente da Ericsson
Foto: Henrique Medeiros
15 de 37
"Quando usamos a internet, nós a usamos para um monte de informação. Quanto mais informação nós temos, melhor tomamos nossas decisões", diz Michael Björn
Foto: Henrique Medeiros
16 de 37
Exemplo de novidades na televisão pela Ericsson. Pessoas podem se conectar em um serviço sob demanda da web e ter registrado seus gostos de programas e filmes
Foto: Henrique Medeiros
17 de 37
Na TV, ainda é possível ver filmes e programas simultaneamente
Foto: Henrique Medeiros
18 de 37
Sistema permite procurar filmes e atores na rede
Foto: Henrique Medeiros
19 de 37
O filme localizado ainda pode ser mudado para rodar do tablet para a TV e vice-versa
Foto: Henrique Medeiros
20 de 37
Eva Hamilton, presidente da SVT, apresenta sua visão sobre o mercado de mídia e TV
Foto: Henrique Medeiros
21 de 37
Eva ao lado de Niklas Rönnblom, executivo de pesquisas do Ericsson
Foto: Henrique Medeiros
22 de 37
Em resumo: "livrem-se do papel e comecem a escrever notícias locais, a CNN e a FOX não vêm até a sua cidade cobrir a prefeitura", diz Eva
Foto: Henrique Medeiros
23 de 37
Volvo V60, totalmente conectado e híbrido
Foto: Henrique Medeiros
24 de 37
Volvo XC60, também um dos novos carros conectados
Foto: Henrique Medeiros
25 de 37
O Volvo V60 tem motor elétrico
Foto: Henrique Medeiros
26 de 37
O Volvo XC60 possui uma edição especial da Volvo Ocean Racing, torneio de navegação ao redor do mundo
Foto: Henrique Medeiros
27 de 37
Charlotta Sund, diretora da Europa do Norte e Ásia para a Ericsson: "estamos trabalhando com mobilidade e tecnologia; hoje, não existe nada mais móvel que o carro"
Foto: Henrique Medeiros
28 de 37
Erramos no passado ao tentar fazer o 3,5G. Vamos fazer o 5G direto, afirma Ewaldsson
Foto: Henrique Medeiros
29 de 37
Para Sara Mazur, Brasil não está atrasado com o 5G
Foto: Henrique Medeiros
30 de 37
O uso de dados superará a voz, que era o principal produto da comunicação, aponta o presidente da Ericsson, Hans Vestberg
Foto: Henrique Medeiros
31 de 37
Evento Ericsson Business Innovation Forum durante o segundo dia, na última quinta-feira
Foto: Henrique Medeiros
32 de 37
Um terço do mercado nos Estados Unidos abrange pessoas de 29 a 40 anos de idade, diz Rebecca Angstrong
Foto: Henrique Medeiros
33 de 37
Devemos reconhecer e perceber as tecnologias que temos. As escolas devem dar essas ferramentas aos seus estudantes, afirma Jan Gullisken
Foto: Henrique Medeiros
34 de 37
Não é justo. Em média, 21 mil vidas inteiras são usadas para ensinar matemática, diz Conrad Wolfram
Foto: Henrique Medeiros
35 de 37
Nova versão do game da King, Candy Crash Soda
Foto: Henrique Medeiros
36 de 37
Hoje, 700 milhões de pessoas no mundo todo jogam games produzidos na Suécia, afirma Per Strömbäck
Foto: Henrique Medeiros
37 de 37
Nós fizemos em 83 jogos e apenas um se tornou um sucesso, diz Almbecker em conversa com jornalistas