A Lenovo teve alta de 29% no lucro líquido no ano fiscal encerrado em março, impulsionada por vendas fortes de smartphones que ajudaram a compensar fraqueza de crescimento na China. Quarta maior fabricante de smartphones do mundo, a companhia chinesa está se expandindo para smartphones para compensar o declínio no mercado de computadores pessoais - em janeiro ela comprou a Motorola Mobility do Google por US$ 2,9 bilhões.
A empresa se tornou uma marca global a partir 2005 após comprar a unidade de computadores da IBM, acertou também em janeiro a compra da unidade de servidores da gigante da informática por US$ 2,3 bilhões, como uma outra maneira de combater as lentas vendas de PCs.
No entanto, as aquisições não tiveram um impacto sobre o lucro líquido para o ano até março, quando cresceu 28,7%, para US$ 817 milhões, disse a Lenovo em um comunicado nesta quarta-feira. Isso ficou em linha com a estimativa média de 34 analistas que esperavam US$ 819,7 milhões, segundo dados do Thomson Reuters Eikon.
A receita da Lenovo cresceu 14,3%, para US$ 38,7 bilhões. Uma fraqueza geral na China foi compensada por um crescimento fora do mercado doméstico da Lenovo - particularmente na Europa, Oriente Médio e África e nas Américas - além de um salto na unidade de internet móvel da companhia, onde está a área de smartphones.
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