Lula x Bolsonaro amplia buscas por "maçonaria" e "satanismo" no Google

Boatos espalhados por militantes dos candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazem trocas de acusações sobre suas posições religiosas

4 out 2022 - 15h59
(atualizado às 16h03)
Lula e Bolsonaro foram alvo de boatos e fake news sobre suas posições religiosas, levando a picos de busca no Google
Lula e Bolsonaro foram alvo de boatos e fake news sobre suas posições religiosas, levando a picos de busca no Google
Foto: Poder360

As buscas sobre os termos "maçonaria" e "satanismo" no Google bombaram após o início do segundo turno das eleições para presidente. Os motivos seriam boatos espalhados por militantes dos candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) com trocas de acusações sobre suas posições religiosas.

Nesta terça-feira (4), a ferramenta Google Trends captou picos para os dois termos nas últimas 24 horas. A reportagem fez um recorte de busca pelos últimos sete dias.

Publicidade
Busca no Google por "maçonaria" cresce nos últimos sete dias no Brasil
Foto: Reprodução / Google Trends
Busca no Google por "satanismo" cresce nos últimos sete dias no Brasil
Foto: Reprodução / Google Trends

De um lado, um vídeo antigo de Bolsonaro em uma loja da maçonaria está servindo de munição para que apoiadores do petista tentem enfraquecer o presidente diante dos eleitores evangélicos.

Do outro, bolsonaristas compartilham fake news associando Lula a um suposto "pacto com o diabo" e ao satanismo, também tentando intensificar a rejeição ao petista nesse segmento.

Os assuntos que o Google relacionou ao termo "maçonaria" no momento em que esta notícia foi concluída eram "Direito canônico na Igreja Católica", "Perfuração por arma branca", "Messias", "Liberdade religiosa" e "Marcha para Jesus". Nas pesquisas relacionadas, havia "Twitter Bolsonaro", "Baphomet Bolsonaro" (Baphomet é um dos nomes associados ao diabo), "vídeo do Bolsonaro na maçonaria, "Bolsonaro pedindo voto na maçonaria" e "Baixar video Twitter".

Já alguns dos assuntos relacionados ao termo "satanismo" eram "notícia falsa", "fato", "doutrina" e "Vladimir Putin" (presidente da Rússia). Nas pesquisas relacionadas, havia "maçonaria Bolsonaro", "o que é maçonaria", "fake news" e "Vick Vanilla", como se identifica o influenciador que aparece no vídeo associando satanismo ao PT.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações