Um homem viralizou nas redes sociais ao postar o vídeo de um guarda florestal tentando capturar uma cobra-real, na Índia. A espécie é conhecida como a maior cobra venenosa do mundo.
A imagem causa certa agonia aos que têm medo de cobra, mas, a operação foi realizada com sucesso e o animal foi devolvido à natureza.
“Cobras-rei são vitais na cadeia alimentar para manter o equilíbrio na natureza. Aqui está um de quase 4,5 metros de comprimento, resgatada e solta na natureza”, escreveu no Twitter Susanta Nanda, oficial do Serviço Florestal Indiano.
“Toda a operação é feita por caçadores de cobras treinados. Por favor, não tente por conta própria. Com o início das chuvas, eles podem ser encontrados nos lugares mais estranhos”, alertou o oficial.
King Cobra’s are vital in the food chain for maintaining balance in nature. Here is one nearly 15 feet long rescued & released in the wild.
Entire operation is by trained snake catchers. Please don’t try on your own. With onset of rains, they can be found in all odd places. pic.twitter.com/g0HwMEJwp2
— Susanta Nanda (@susantananda3) May 4, 2023
Por que a cobra-real é tão perigosa?
A cobra-real (Ophiophagus hannah) é uma espécie de serpente peçonhenta da família dos Elapídeos. Ela habita as planícies e florestas tropicais da Índia e da China, mas pode ser encontrada em outros países do sudeste asiático.
Seu veneno é altamente perigoso porque a quantidade de neurotoxina que é liberada em uma única mordida desta espécie é de até 59 mililitros, o suficiente para matar 20 pessoas ou um animal de grande porte.
O veneno da cobra-real afeta os centros respiratórios do cérebro, causando parada respiratória e insuficiência cardíaca, cita a National Geographic.
Sua presa mede, em média, 1,3 cm e libera uma dose letal de veneno, que dependendo do volume e da combinação da potência, pode matar um ser humano adulto em 15 minutos se for mordido e não receber atendimento médico rapidamente, segundo a graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo, Elaine Barbosa de Souza, ao portal Toda Biologia.
Está ameaçada pela destruição do seu habitat e encontra-se listada como vulnerável na Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN) desde 2010. Cobras-reais adultas normalmente vão de 3 a 4 metros de comprimento, sendo que a maior já registrada chegou a medir 5,85 m.