A empresa de tecnologia Berg criou um protótipo de uma máquina de lavar roupa conectada, segundo seu site oficial. A Cloudwash pode ser controlada por um aplicativo no smartphone e pode comprar sabão pela internet quando for preciso.
A companhia inglesa alterou o protocolo interno de uma máquina existente e criou um novo design para a interface da máquina e um aplicativo para smartphone. O primeiro uso que a Berg criou para o protótipo é para que, remotamente, a pessoa possa enviar um alerta do smartphone antes do último enxague da lavagem, para que ele possa ser pausado ou postergado, caso o morador chegue mais tarde em casa.
A máquina teste possui os botões físicos para que não fique restrita ao controle pelo smartphone. Pelo próprio botão da máquina, também é possível enviar um alerta ao telefone ou comprar - diretamente no Amazon - sabão ou amaciante. A ideia da Berg é que apareçam novos modelos de negócios. Empresas como Unilever ou P&G poderiam subsidiar uma máquina de lavar roupa que venha com 500 lavagens com o sabão de suas marcas, por exemplo.