A cantora Mariah Carey, conhecida como a "Rainha do Natal", precisou se defender nas redes sociais após acusações de que seu mais recente vídeo natalino teria sido gerado por inteligência artificial (IA). A peça, produzida como parte da campanha anual "Wrapped" do Spotify, que celebra as músicas mais tocadas pelos usuários, mostra a cantora diante de uma árvore de Natal, vestindo um clássico traje vermelho e branco no estilo Papai Noel.
. @MariahCarey with an exclusive message for her top fans on Spotify Wrapped.
— Mariah Carey Charts (Fan Page) (@chartmariah) December 4, 2024
A controvérsia surgiu por causa de peculiaridades no vídeo, como movimentos considerados artificiais e a falta de sincronização entre os lábios da artista e as palavras ditas. Comentários surgiram rapidamente, especialmente no Reddit e no X (antigo Twitter).
"Acho que é IA", opinou um usuário no subreddit r/popculturechat. "O tom e a inflexão não combinam com o que está na tela", disse um usuário.
Mariah respondeu aos rumores
Em meio às especulações, a própria Mariah Carey recorreu ao X para esclarecer. "Iluminação ruim e um batom vermelho fizeram vocês pensarem que isso é IA??", escreveu a cantora, negando veementemente as acusações. "Há uma razão pela qual eu não sou fã de nenhuma dessas coisas!"
Defensores da artista também se manifestaram, afirmando que o vídeo parecia autêntico. "Você pode ver os olhos dela se movendo enquanto lê o roteiro", apontou um usuário.
Embora Carey tenha negado oficialmente o uso de IA no vídeo, o debate sobre sua autenticidade persiste na internet, deixando o nome da artista no trendind topics do X, nos Estados Unidos, segundo informações da imprensa local.