Mariah Carey rebate acusações de uso de IA em vídeo natalino do Spotify

"Iluminação ruim e batom vermelho", disse a cantora em defesa

9 dez 2024 - 12h04
(atualizado às 12h05)
Em 28 de outubro de 1994, Mariah Carey lançou "Merry Christmas", álbum que se tornaria um marco na música natalina
Em 28 de outubro de 1994, Mariah Carey lançou "Merry Christmas", álbum que se tornaria um marco na música natalina
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

A cantora Mariah Carey, conhecida como a "Rainha do Natal", precisou se defender nas redes sociais após acusações de que seu mais recente vídeo natalino teria sido gerado por inteligência artificial (IA). A peça, produzida como parte da campanha anual "Wrapped" do Spotify, que celebra as músicas mais tocadas pelos usuários, mostra a cantora diante de uma árvore de Natal, vestindo um clássico traje vermelho e branco no estilo Papai Noel.

A controvérsia surgiu por causa de peculiaridades no vídeo, como movimentos considerados artificiais e a falta de sincronização entre os lábios da artista e as palavras ditas. Comentários surgiram rapidamente, especialmente no Reddit e no X (antigo Twitter).

Publicidade

"Acho que é IA", opinou um usuário no subreddit r/popculturechat. "O tom e a inflexão não combinam com o que está na tela", disse um usuário.

Mariah respondeu aos rumores

Em meio às especulações, a própria Mariah Carey recorreu ao X para esclarecer. "Iluminação ruim e um batom vermelho fizeram vocês pensarem que isso é IA??", escreveu a cantora, negando veementemente as acusações. "Há uma razão pela qual eu não sou fã de nenhuma dessas coisas!"

Defensores da artista também se manifestaram, afirmando que o vídeo parecia autêntico. "Você pode ver os olhos dela se movendo enquanto lê o roteiro", apontou um usuário.

Embora Carey tenha negado oficialmente o uso de IA no vídeo, o debate sobre sua autenticidade persiste na internet, deixando o nome da artista no trendind topics do X, nos Estados Unidos, segundo informações da imprensa local. 

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se