A Meta está considerando bloquear o conteúdo de notícias da sua plataforma Facebook na Austrália se o governo a obrigar a pagar taxas de licenciamento, disse um representante da empresa em uma audiência parlamentar nesta sexta-feira.
A diretora de política regional da Meta, Mia Garlick, disse aos parlamentares que "todas as opções estão sobre a mesa" quando questionada se a empresa impediria os australianos de compartilhar conteúdo de notícias para evitar o pagamento de taxas.
"Há um grande número de canais dos quais as pessoas podem obter conteúdo de notícias", disse Garlick.
Ela afirmou que a Meta estava esperando que Canberra decidisse se aplicaria uma lei não testada de 2021 que dá ao governo o direito de definir as taxas que os gigantes da tecnologia dos Estados Unidos pagam à mídia pelos links.
Os comentários são a indicação mais forte até agora de que a Meta adotaria na Austrália a mesma abordagem linha-dura que adotou no Canadá em 2023, quando aquele país introduziu leis semelhantes.
A Meta fechou acordos com empresas de mídia australianas, incluindo News Corp e a Australian Broadcasting Corp quando a lei foi introduzida na Austrália, mas desde então disse que não renovará esses acordos além de 2024.