Meta lança ferramentas de software de IA para facilitar alternância de chips

3 out 2022 - 16h47
(atualizado às 17h23)

A Meta, controladora do Facebook, anunciou nesta segunda-feira um novo conjunto de ferramentas de software gratuitas para aplicativos de inteligência artificial que podem tornar mais fácil para os desenvolvedores alternarem entre diferentes microprocessadores.

REUTERS/Arnd Wiegmann
REUTERS/Arnd Wiegmann
Foto: Reuters

A nova plataforma aberta de inteligência artificial da Meta é baseada em uma estrutura de aprendizado de máquina de código aberto chamada PyTorch e pode ajudar a executar o código até 12 vezes mais rápido no chip A100 da Nvidia ou até quatro vezes mais rápido no processador MI250 da AMD.

Publicidade

A plataforma CUDA da Nvidia tem sido a mais popular até agora para o trabalho de inteligência artificial. No entanto, uma vez que os desenvolvedores adaptam seu código para chips Nvidia, é difícil executá-lo em máquinas com processadores gráficos, ou GPUs, de concorrentes da Nvidia como a AMD. A Meta disse que o software foi projetado para trocar facilmente o trabalho entre chips diferentes.

"O suporte de back-end unificado do GPU oferece aos desenvolvedores de 'deep learning' mais opções de fornecedores de hardware com custos mínimos de migração", disse a empresa.

Nvidia e AMD não comentaram o assunto de imediato.

O software da Meta é feito para o trabalho de inteligência artificial chamado inferência, que é quando algoritmos de aprendizado de máquina que foram previamente treinados em grandes quantidades de dados são chamados para fazer julgamentos rápidos, como decidir se uma fotografia é de um gato ou de um cachorro.

Publicidade

"Este é um esforço de software que é multiplataforma. E é uma prova da importância do programa, particularmente para implantar redes neurais em aprendizado de máquina para inferência", disse David Kanter, fundador da MLCommons, um grupo independente que mede a velocidade da inteligência artificial.

Kanter acrescentou que essa nova plataforma da Meta será "boa para a escolha do cliente".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se