Moradores de cidades na Chapada Diamantina, na Bahia, testemunharam um forte clarão no céu, resultado da queda de um meteoro, na noite do último domingo (17). O fenômeno foi confirmado pela Associação Paraibana de Astronomia e registrado por câmeras de segurança locais.
A Associação Paraibana de Astronomia esclareceu que o bólido, termo técnico para meteoros extremamente luminosos, não está relacionado à chuva de meteoros Geminídas, ativa no Brasil durante o final de semana.
"Geralmente a chuva de meteoros não geram objetos tão luminosos como esse que a gente viu nesta noite", explicou ao portal G1 o presidente da associação, Marcelo Zurita.
Veja vídeos
@Astronomiaum agr a pouco aconteceu isso, pelo que indica parece ter sido um meteoro mais não temos nada confirmando!! Aconteceu em Seabra- BA Chapada Diamantina pic.twitter.com/zHMQO1t7Gy
— João Lopes (@JoaoLopesv8) December 18, 2023
O meteoro avistado teria sido gerado pela passagem de uma rocha espacial de grande porte, possivelmente com cerca de 1,5 metro de diâmetro.
Essa rocha, ao entrar em alta velocidade na atmosfera terrestre, provocou a compressão dos gases atmosféricos, criando o clarão luminoso observado. Quanto maior a rocha, maior é a luminosidade do fenômeno gerado.
"Os objetos estão em órbitas no solo, girando em velocidades altíssimas e quando eles atingem a nossa atmosfera, acabam provocando a compressão dos gases e isso gera esse fenômeno luminoso", disse ao G1 o presidente da associação.
Além do clarão, moradores relataram ter ouvido um som similar a um trovão durante a queda do meteoro. Esse som indica a possibilidade de que partes da rocha tenham resistido à passagem pela atmosfera e atingido o solo.