A Microsoft afirmou nesta quarta-feira que fornecerá o sistema operacional Windows gratuitamente a fabricantes de smartphones e tablets pequenos, com telas com tamanho abaixo de 9 polegadas, em uma tentativa de capturar participação nesses mercados de rápido crescimento.
A decisão da Microsoft, anunciada em uma conferência anual de desenvolvedores em San Francisco, é uma tentativa de ampliar a base de usuários das versões móveis do Windows, diante da esperança de que mais usuários optem por serviços como Skype e Office.
O anúncio foi feito uma semana depois do novo presidente-executivo da companhia, Satya Nadella, ter apresentado novas versões dos programas Word, PowerPoint e Excel para o tablet iPad, da Apple.
No evento desta quarta-feira, a empresa anunciou o sistema operacional Windows Phone 8.1, com uma assistente digital chamada Cortana, resposta da empresa à Siri, da Apple, e ao Google Now. A assistente realiza buscas na web e atividades nos aplicativos dos smartphones por comando de voz. O sistema operacional também ganhou outras melhorias no teclado, configurações dos blocos, imagens de fundo da tela inicial, e Wi-Fi.