A Microsoft apresentou nesta quarta-feira seu novo produto de armazenamento em nuvem, chamado OneDrive. Conhecido antes como SkyDrive, o serviço permite ao usuário armazenar fotos, vídeos e documentos na web, como um backup dos arquivos. Dessa forma, em caso de perda ou roubo do notebook, tablet ou smartphone, os arquivos ficam seguros.
O nome do produto sofreu a mudança após a Microsoft ter perdido o processo pelo nome SkyDrive no ano passado, feito pela British Sky Broadcasting, emissora de TV paga no Reino Unido.
As novidades do OneDrive incluem o backup automático em celulares Android e uma integração melhor com o Office. A opção de salvar automaticamente os arquivos já estava disponível para Windows, Windows Phone e iOS, e a integração agora permite a edição em tempo real de documentos em Excel, Word e Power Point por mais de um usuário. Mesmo que outras pessoas não tenham o Office instalado na máquina, os documentos abrirão no navegador. Outros recursos são o compartilhamento dos arquivos por e-mail e nas redes sociais, a criação direta de álbuns no Facebook, e a visualização de vídeos em qualquer formato.
Para os 250 milhões de usuários do SkyDrive no mundo, a mudança do nome e das novas funções começam a acontecer gradualmente a partir desta quarta-feira. O consumidor não precisará fazer nenhuma mudança em sua conta. Para os iniciantes, é possível usar a aplicação em smartphones Android, iOS e Windows Phone, no Xbox One e em computadores Mac, Windows 8, Windows 8.1, Windows Vista e Windows 7.
O OneDrive vem com 7 GB grátis de espaço de armazenamento. Se for ativado o backup da câmera do celular, o consumidor ganha mais 3 GB, e a cada amigo indicado para o serviço, mais 15 MB. Existem também planos mensais pagos que oferecem mais espaço. O espaço de 50 GB custa aproximadamente R$ 11,99, e o espaço máximo, de 500 GB, chega a quase R$ 56.