A empresa de tecnologia de condução autônoma Mobileye disse nesta segunda-feira que interromperá o desenvolvimento de um tipo de sensor que ajuda a detectar objetos diante de um veículo, em estratégia para simplificar as operações.
A decisão de encerrar o desenvolvimento interno de lidars de onda contínua de frequência modulada (FMCW) de próxima geração não afetará nenhum programa de cliente ou desenvolvimento de produto em geral, de acordo com a Mobileye.
A empresa encerrará a unidade de pesquisa e desenvolvimento que trabalha com detecção e alcance de luz, ou lidar, até o final de 2024, afetando cerca de 100 funcionários. A Mobileye empregava um total de 3.700 pessoas em 2023.
"Essa decisão foi baseada em uma variedade de fatores, incluindo o progresso substancial em nossa percepção de visão computacional baseada no EyeQ6, maior clareza sobre o desempenho de nosso radar de imagem desenvolvido internamente", de acordo com a Mobileye.
O fechamento da unidade não deverá ter um impacto material sobre os resultados da empresa em 2024, disse a Mobileye. A empresa cortou previsões anuais de receita e lucro no mês passado, atingida por demanda volátil na China por chips de assistência ao motorista.
A Mobileye continuará a desenvolver seu radar de imagem interno, que está programado para entrar em produção no próximo ano, acrescentou a empresa.