Vênus e Júpiter estão brilhando intensamente nas últimas semanas, e os planetas gradativamente se aproximaram nos últimos dias. O fotógrafo Soumyadeep Mukherjee, da Índia, registrou por dez dias o fenômeno e criou uma colagem onde mostra a aproximação dos dois corpos celestes.
Intitulada pelo fotógrafo como “10 Days of Nearness” (10 dias de aproximação), a colagem foi compartilhada nas redes sociais.
“Os dois planetas têm brilhado intensamente nos céus do início da noite por várias semanas e, nos últimos dias, estão se aproximando no céu noturno. Na quarta-feira (1º de março), o par se aproximou mais um do outro, ao mesmo tempo em que entrou em um arranjo conhecido como conjunção, o que significa que eles compartilharam a mesma ascensão reta, o equivalente celestial da longitude”, escreveu o fotógrafo.
Soumyadeep afirma que os registros foram captados com um conjunto de equipamentos.
“Eu usei o mesmo conjunto de equipamentos, Nikon D5600, Sigma 50mm e Benro Rhino Tripod por toda parte. A abertura foi mantida em f/2.8 e o ISO foi mantido em 200 para todas as imagens. A velocidade do obturador variou de 1/3 segundos a um segundo, dependendo da condição de iluminação. Todas as imagens foram tiradas em um horário semelhante, entre 18h10 e 18h20 IST”, explicou.
Em entrevista ao site Space, Mukherjee disse que é astrofotógrafo amador desde 2020 e faz parte de um grupo conhecido como Astronomads Bangla, que "trabalha para popularizar a astrofotografia na Índia”.