Não é que Elon Musk tenha conseguido introduzir sua influência na NASA; é que entrou de forma devastadora

Desde a visão de Marte como "destino manifesto" para os Estados Unidos até as indicações nos cargos mais altos, tudo começa a ter o toque de Elon Musk e da SpaceX na NASA.

31 mar 2025 - 19h28
Foto: Xataka

Elon Musk fundou a SpaceX em 2002 com a ideia de convencer a humanidade a colonizar Marte. O empresário defende com frequência que criar uma cidade autônoma no planeta vermelho e transformar os humanos em uma espécie multiplanetária poderia evitar nossa extinção, seja por uma guerra nuclear devastadora, mudanças climáticas irreversíveis ou o impacto de um meteoro.

O que talvez Musk não tenha imaginado é que, um dia, teria influência suficiente para que o governo dos Estados Unidos adotasse sua visão como "destino manifesto" do país.

Publicidade

Assim, a SpaceX deixaria de ser apenas uma contratada da NASA para assumir papel central nas tomadas de decisão.

Mudança inesperada de liderança

Quando Trump chegou à Casa Branca, Janet Petro foi nomeada administradora interina da NASA até que um chefe definitivo assumisse o cargo (presumivelmente, Jared Isaacman). Inicialmente, o cargo seria de Jim Free, administrador adjunto da agência, mas Trump escolheu a diretora do Centro Espacial Kennedy para o posto.

Embora tenha sido uma mudança inesperada, Free havia defendido a continuidade do programa Artemis após a vitória de Trump, o que poderia ser visto como uma afronta à nova administração, focada na conquista de Marte.

Para reforçar essa visão, Michael Altenhofen, engenheiro com 15 anos de experiência na SpaceX, foi nomeado assessor da administradora, o que muitos interpretam como um refle

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Rio2C 2025, evento de criatividade, traz como foco "busca obsessiva pela perfeição em um mundo cada vez mais tecnológico"

Em 1956, os EUA publicaram dois mapas mostrando a contaminação por bombas atômicas; e eles foram fundamentais para espionar o inimigo

A ciência agora tem mais dados sobre a origem de um monte de água a 100 km de profundidade

China se prepara para o pior cenário: teme que a UE impeça a TSMC de entregar chips para carros e smartphones

Em 1985, a Áustria descobriu como vender mais vinho para a Alemanha; o problema: quase acabou com a indústria e seus clientes

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se