O Twitter, agora chamado X, descumpriu prazo para indicar representante legal no Brasil, o que pode levar à suspensão da plataforma no país. Repercussão nas redes sociais inclui muito humor e memes.
A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, de propriedade do bilionário Elon Musk, não cumpriu o prazo estabelecido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para indicar um representante legal no Brasil em 24 horas. O prazo expirou na quinta-feira (29), às 20h07.
A determinação judicial visa assegurar que a empresa cumpra com as regulamentações do país e, diante do descumprimento, a suspensão da plataforma no país agora se torna uma possibilidade iminente.
A falta de ação tanto da empresa quanto de Musk tem gerado grande repercussão nas redes sociais. Os tuiteiros não perderam a oportunidade com a criação de memes.
Os internautas têm usado o tema para criar conteúdos humorísticos que ironizam a situação:
Um usuário questinou como ficaria a palavra Xandão (apelido dado pela internet a Alexandre de Moraes) sem X. O trocadilho viralizou nas redes.
Se o Xandão banir o X ele vai ser apenas andão?
— camilo.bend (@ocamilodev) August 29, 2024
Até mesmoa socialite, advogada, escritora e jornalista brasileira Narcisa entrou na onda.
Quanto custa o twitter?
— NARCISA T. (@narcisa) August 29, 2024
Ainda há aqueles que preferem passar bilhetes na rua a voltar para o Facebook.
jamais voltaria pro facebook prefiro escrever tweets numa folha de caderno e ir passando bilhetinho pela rua pic.twitter.com/w77gwkP1Hg
— raft (@raftinhoo) August 29, 2024
Para os desesperados de plantão, uma usuária sugeriu o que fazer com o "tempo livre" fora do X.
"o twitter vai acabar, pra onde vamos"
aqui mo pic.twitter.com/b7NetUa9F4
— isis🧣 (@isisw1ft) August 29, 2024
E ainda há brincadeira com o gatonet do Brasil, sendo o culpado por o Twitter ainda não estar fora do ar.
Motivo pelo qual o twitter ainda não caiu pic.twitter.com/9WfBjBx6fu
— Thales (@taleco_98) August 30, 2024
A zoeir tomou nível internacional. Uma conta gringa postou que "não quer viver em um mundo onde uma banda posta algo e ninguém comenta "venha para o Brasil"".
i don't want to live in a world where a band posts something and no one comments "come to Brazil" 😔 https://t.co/cx0Fbuf9qW
— State of the Scene (@SOTSPodcast) August 29, 2024
O que rolou
Em resposta à ordem de Moraes, a conta oficial responsável pelas relações internacionais do X divulgou uma mensagem afirmando que está se preparando para o bloqueio das atividades no Brasil.
A conta também anunciou que, em breve, publicará documentos judiciais sigilosos fornecidos pelo ministro, alegando que a transparência é essencial e que não atenderá a ordens "ilegais" em segredo.
"Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência. Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo", escreveu a conta de relações internacionais da plataforma.
Como funciona o processo de retirar do ar
Caso o X seja bloqueado no Brasil, o processo começa com uma ordem judicial do STF para a Agência Nacioal de Telecomunicações (Anatel).
A agência, por sua vez, comunica às operadoras de telefonia, que bloqueiam endereços IP relacionados ao X, impedindo o acesso ao site.
Pode haver também a reconfiguração de rotas de tráfego e a notificação às lojas de aplicativos para remover o app.
Usuários podem tentar burlar o bloqueio usando VPNs. Bloqueios semelhantes já ocorreram no passado, mas as medidas para contornar esses bloqueios podem dificultar a eficácia total da ação.