Pela segunda vez em cinco dias, a NASA interrompeu neste sábado uma contagem regressiva em andamento e adiou uma tentativa planejada de lançar o primeiro voo de teste de seu foguete gigante de próxima geração, a primeira missão do programa Artemis lua-marte da agência.
A última tentativa de lançar o foguete Space Launch System (SLS) de 32 andares e sua cápsula Orion foi apagada após repetidas tentativas de técnicos de corrigir um vazamento de propelente de hidrogênio líquido super-resfriado sendo bombeado para os tanques de combustível do estágio central do veículo.
Além de lutar para remediar o vazamento em si, a dificuldade fez com que os gerentes de missão ficassem para trás na contagem regressiva, deixando muito pouco tempo para concluir os preparativos de pré-lançamento antes da decolagem.
As operações de pré-voo foram canceladas para o dia cerca de três horas antes da janela de lançamento de duas horas prevista para abrir às 15:17 (horário de Brasília).
Não houve nenhuma palavra imediata sobre um prazo para tentar novamente o lançamento da missão, apelidada de Artemis I. Mas a NASA poderia agendar outra tentativa para segunda ou terça-feira.