Um robô de monitoramento da Nasa capturou pela primeira vez o som de um "demônio de poeira" na superfície de Marte. O fenômeno, causado pela movimentação de ar em ambientes aquecidos, foi registrado pelo microfone SuperCam do Rover Perseverance no dia 7 de setembro de 2021, mas os sons só foram divulgados agora na revista científica Nature Comunnications.
A caputra de um fenômeno como esse é rara e requer uma dose de sorte. Como os demônios de poeira são impossíveis de prever, rovers como o Perseverance monitoram o ambiente rotineiramente "em todas as direções", informou a Nasa em um comunicado.
No vídeo divulgado pela Nasa, o mesmo momento é retratado em quatro linhas separadas. Na primeira delas, o que se vê é uma imagem captada pelo rover sem nenhum processamento. Logo abaixo, a segunda faixa mostra uma imagem mais processada, por meio de um software, na qual o demônio de poeira fica claro.
"A cor indica a densidade da poeira, indo do azul (menor densidade) passando pelo roxo até o amarelo (maior densidade)", explicam os especialistas.
A terceira linha mostra o nível de pressão atmosfera, e a aparição do demônio de poeira coincide com uma queda drástica no gráfico. Por fim, a última faixa do vídeo mostra a amplitude do som captado pelo equipamento.
Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover analisará a geologia e o clima passado do planeta, abrindo caminho para a exploração humana do ambiente. O robô também faz parte da primeira missão que coleta e armazena rochas e detritos do planeta.