Nasa imprime habitat em impressora 3D para simular como seria vida em Marte

Protótipo foi revelado ao mundo na terça-feira (11); a ideia é monitorar os astronautas em situações extremas

12 abr 2023 - 14h33
(atualizado às 14h53)
O Mars Dune Alpha da Nasa é um habitat impresso em 3D que serve como um análogo para longas missões ao planeta vermelho.
O Mars Dune Alpha da Nasa é um habitat impresso em 3D que serve como um análogo para longas missões ao planeta vermelho.
Foto: Divulgação

A Nasa divulgou na terça-feira (11) o Mars Dune Alpha, um habitat impresso em instalações de pesquisa do Centro Espacial Johnson da agência, em Houston, Texas. A ideia é que as pessoas que residirem possam ajudar a preparar uma futura missão a Marte.

Quatro voluntários iniciarão o primeiro teste no meio do ano, durante o qual a Nasa planeja monitorar sua saúde física e mental para entender melhor a força humana para um isolamento tão longo.

Publicidade

A ideia é que a agência colete dados para entender melhor o "uso de recursos" de astronautas no planeta vermelho, disse Grace Douglas, pesquisadora principal dos experimentos.

Simulação de Marte

Uma esteira e correias ajudam a replicar a menor gravidade de Marte
Foto: Divulgação

Os voluntários viverão em uma casa 160 metros quadrados, apelidada de Mars Dune Alpha, que inclui dois banheiros, uma fazenda vertical para cultivar salada, uma sala dedicada a cuidados médicos, uma área para relaxar e vários estações de trabalho.

Os pesquisadores testarão regularmente a resposta da tripulação a situações estressantes, como restrição da disponibilidade de água ou falhas de equipamentos. Todo o habitat foi impresso em 3D.

“Essa é uma das tecnologias que a Nasa está olhando como um potencial para construir habitat em outras superfícies planetárias ou lunares”, explicou Douglas.

Publicidade

No começo do mês, a astronautas Christina Koch, Jeremy Hansen, Victor Glover e Reid Wiseman foram selecionados como os tripulantes da missão Artemis 2, que levará os primeiros astronautas para a órbita lunar em mais de 50 anos.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações