A Nasa levou nesta quarta-feira (17) o foguete da missão Artemis 1, que tem como destino a Lua, para a base de lançamento na Flórida.
Chamado Sistema de Lançamento Espacial (SLS na sigla em inglês), o veículo inclui a cápsula Orion e já está instalado na torre de partida no Centro Espacial Kennedy.
A primeira janela de lançamento foi fixada para 9h33 (horário de Brasília) de 29 de agosto. Em caso de adiamento, as outras duas datas possíveis são 2 de setembro, às 13h48, e 5 de setembro, às 18h12.
A missão-teste Artemis 1 levará uma cápsula não tripulada para a órbita da Lua, como forma de preparativo para o retorno de seres humanos ao satélite natural da Terra, previsto para 2025.
O objetivo da Nasa é estabelecer uma presença humana de longo prazo na Lua, tendo em vista a exploração do espaço profundo, principalmente o planeta Marte.
Essa missão é fruto de uma parceria com as agências espaciais do Canadá, da Europa e do Japão e também inclui a Lunar Gateway, futura estação espacial na Lua e que dará suporte aos astronautas do programa Artemis.