Nasa perde contato com nave da missão lunar por quase 50 minutos

A agência espacial não sabe ainda quais foram as causas da interrupção; Orion faz parte da missão Artemis 1, que visa levar o homem à Lua

23 nov 2022 - 17h07
Ilustração: a parte superior do foguete colocará a cápsula Orion na rota para a Lua
Ilustração: a parte superior do foguete colocará a cápsula Orion na rota para a Lua
Foto: NASA / BBC News Brasil

O Centro de Controle de Missão da Nasa informou nesta quarta-feira (23) que perdeu inesperadamente dados e contato com a espaçonave Orion, da missão Artemis 1, que visa levar o homem de volta à Lua até 2025. 

A falta de conexão durou 47 minutos enquanto funcionários da agência reconfiguraram o link de comunicação entre a sonda e a Deep Space Network, rede internacional de antenas que monitora naves espaciais.

Publicidade

Em um comunicado, a agência disse que a reconfiguração foi realizada com sucesso várias vezes nos últimos dias e a equipe está investigando a causa da perda de sinal com a missão lunar.

Cientistas resolveram o problema com uma reconfiguração no solo. Os engenheiros estão examinando agora dados do incidente para determinar o que aconteceu. Um funcionário de comando e tratamento de dados fará o download das informações registradas a bordo da espaçonave durante a interrupção para incluir na avaliação. 

Segundo a Nasa, não houve impacto no Orion e a espaçonave permanece em uma configuração saudável.

A espaçonave está se preparando para uma manobra crucial: irá realizar uma queima de motor na sexta-feira (25) que inserirá a cápsula em órbita ao redor da Lua. Se tudo correr bem, Orion ficará nessa órbita por cerca de uma semana e depois voltará para a Terra em 1º de dezembro.

Publicidade

Missão Artemis 1

A Orion está agora em seu sétimo dia de teste de voo ao redor da Lua, abrindo caminho para os astronautas voarem em futuras missões.

No total, o módulo de serviço da Orion tem 33 motores de vários tamanhos e serve como casa de força da espaçonave, fornecendo recursos de propulsão que permitem à nave dar a volta na Lua e voltar em suas missões de exploração. 

O equipamento decolou na semana passada após uma sequência de adiamentos por conta de problemas técnicos e uma tempestade que que atingiu os EUA. Desde então, a Nasa tem coletado dados e obtido fotos impressionantes do espaço. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações