O Observatório Solar Dynamics, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), registrou imagens impressionantes do que pode ser o maior "tornado" do Sistema Solar.
O fenômeno atingiu o polo norte do Sol, e ocorre toda vez que os campos magnéticos se contorcem em uma espiral e ejetam nuvens de plasma.O tornado, composto por plasma e calor, chegou a 120 mil quilômetros de altura. Um astrofotógrafo avistou o fenômeno em imagens da sonda solar da Nasa.
As imagens foram registradas no último sábado (18), mas há dias a Nasa já vinha monitorando a situação e observou que depois de três dias o "tornado" atingiu o tamanho que corresponde à altura de 14 planetas similares à Terra.
O show cósmico foi visto pelo astrofotógrafo Apollo Lasky, que usou imagens do Solar Dynamics Observatory da Nasa para criar um vídeo incrível.
O astrofotógrafo Andrew McCarthy compartilhou uma imagem do tornado em seu Twitter.
There's a "tornado" on the surface of the sun right now. Will be spending the rest of the day watching it to see what happens. These always make for fascinating timelapses. My best guess is it's over 100k miles tall, I'll measure it more accurately in a coming post. pic.twitter.com/D5Ji87a0pe
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 17, 2023
"Há um "tornado" na superfície do Sol agora. Vou passar o resto do dia assistindo para ver o que acontece. Isso sempre resulta em timelapses fascinantes. Meu melhor palpite é que ele tem mais de 100 mil milhas de altura (160.934 mil quilômetros). Vou medi-lo com mais precisão em um próximo post", escreveu o especialista.
McCarthy também fez um alerta: "Caso precise ser dito: não, isso não vai acabar com a vida na Terra. Esta é uma proeminência solar e é uma ocorrência regular do Sol. Se eu visse algo que iria matar todos nós, eu avisaria (depois que eu terminasse de sujar as minhas calças)", brincou.