Nasa registra tornado solar de 120 mil quilômetros de altura

Show cósmico foi visto pelo astrofotógrafo Apollo Lasky

21 mar 2023 - 18h13
Imagens impressionantes foram capturadas pela Nasa
Imagens impressionantes foram capturadas pela Nasa
Foto: SpaceWeather

O Observatório Solar Dynamics, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), registrou imagens impressionantes do que pode ser o maior "tornado" do Sistema Solar

O fenômeno atingiu o polo norte do Sol, e ocorre toda vez que os campos magnéticos se contorcem em uma espiral e ejetam nuvens de plasma.O tornado, composto por plasma e calor, chegou a 120 mil quilômetros de altura. Um astrofotógrafo avistou o fenômeno em imagens da sonda solar da Nasa.

Publicidade

As imagens foram registradas no último sábado (18), mas há dias a Nasa já vinha monitorando a situação e observou que depois de três dias o "tornado" atingiu o tamanho que corresponde à altura de 14 planetas similares à Terra.

O show cósmico foi visto pelo astrofotógrafo Apollo Lasky, que usou imagens do Solar Dynamics Observatory da Nasa para criar um vídeo incrível. 

O astrofotógrafo Andrew McCarthy compartilhou uma imagem do tornado em seu Twitter.

"Há um "tornado" na superfície do Sol agora. Vou passar o resto do dia assistindo para ver o que acontece. Isso sempre resulta em timelapses fascinantes. Meu melhor palpite é que ele tem mais de 100 mil milhas de altura (160.934 mil quilômetros). Vou medi-lo com mais precisão em um próximo post", escreveu o especialista.

Publicidade

McCarthy também fez um alerta: "Caso precise ser dito: não, isso não vai acabar com a vida na Terra. Esta é uma proeminência solar e é uma ocorrência regular do Sol. Se eu visse algo que iria matar todos nós, eu avisaria (depois que eu terminasse de sujar as minhas calças)", brincou. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se