A empresa Royal Caribbean lançou - na modalidade pré-inauguração - seu primeiro navio inteligente, nesta sexta-feira em Nova York, EUA. O Quantum of the Seas estreará oficialmente na próxima semana. A embarcação tem como um de seus diferenciais o Bionic Bar, com dois bartenders robóticos da empresa Mark Shakr para preparar os drinques.
Os clientes podem fazer seus pedidos via tablets ou telas gigantes que estão ao redor do bar. Eles ainda podem escolher opções do cardápio como "Long Island Ice Tea" e "Cosmopolitan", além de pedir bebidas customizadas. Para os indecisos haverá um menu com estatísticas, informando quais são as opções mais pedidas.
Outra novidade tecnológica no transatlântico é o Ripcord da iFly, uma máquina que simula um salto de Skydiving a 300 metros acima do mar, podendo ser usado tanto por pessoas experientes com o esporte radical, como para os novatos. Ainda há o North Star Experience, que leva as pessoas a um passeio panorâmico no mar, a 92 metros de altura em 360º.
O navio também está conectado à internet, com isso, os passageiros podem fazer ligações de vídeo via Skype devido uma parceria da Royal Caribbean com a operadora de satélite O3b. Além da tecnologia RFID, que permite localizar as bagagens via aplicativo para smartphones Royal iQ.
Fecha o pacote de tecnologia da embarcação o Two 70, um espaço que de dia é um deck com 270º de área livre para atividades e durante a noite vira um bar com espaço para apresentações.
O Quantum of the Sea mede 348 metros e tem 2.090 quartos, além de 16 decks e 18 restaurantes com a assinatura de chefs renomados como Jamie Oliver, Michael Schwartz and Devin Alexander.
A empresa americana ainda deve lançar mais dois navios no mesmo modelo, o Anthem of the Seas em 2015 e o Ovation of the Seas, em 2016.
Ao todo 4.180 podem se hospedar no navio.
Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90