A Apple pode gerar um prejuízo de US$ 851 milhões para a Samsung, segundo reportou o Wall Street Journal. O motivo não são a competição na venda de iPhones e smartphones Galaxy e a perda de participação de mercado para fabricantes como a chinesa Xiaomi, mas o fato de a Apple deixar de comprar microprocessadores produzidos pela fabricante sul-coreana.
O negócio de microprocessadores da Samsung é dividido em duas partes: uma em que ela faz seus próprios dispositivos da série Exynos, e a outra fabrica chips para outras empresas. Até o fim do ano passado, a Apple comprava os chips da Samsung para os iPhones e iPads, mas passou a adquirir da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) no começo do ano.
No último balanço financeiro da companhia sul-coreana, executivos admitiram que as vendas dos microprocessadores pioraram e que vão cair mais pelo resto deste ano até o começo de 2015. Segundo o analista da IBK Securities, Lee Seung-woo, a expectativa é que o negócio de chips da marca tenha uma perda de 877 bilhões de wons sul-coreanos neste ano (cerca de US$ 851 bilhões).
Para reverter a baixa demanda, a Samsung vai expandir a venda de outros tipo de microprocessadores, como para sensores de imagem, e tentar diminuir custos.
Galaxy ou iPhone? Compare smartphones topo de linha