A BlackBerry anunciou na segunda-feira que seu conselho de administração formou um comitê especial para explorar "alternativas estratégicas" com o objetivo de aumentar as vendas do BlackBerry Q10. A empresa disse que suas alternativas poderiam incluir joint ventures, parcerias ou até mesmo ser colocada à venda.
O BlackBerry Q10 foi apresentado no mês de janeiro e tinha a finalidade de recolocar a empresa canadense na briga pelo mercado de smartphones, dominado por Apple e concorrentes que utilizam o Android (Google).
No entanto, a empresa sofreu inúmeros atrasos na modernização de suas operações com o BlackBerry 10. Naquela época, ele teve que eliminar mais de 5 mil empregos e seus acionistas perderam mais de US $ 70 milhões e a sua fatia no mercado seguiu diminuindo.
BlackBerry também anunciou segunda-feira que o membro do conselho Prem Watsa, o maior acionista da empresa, renunciou ", devido a potenciais conflitos que podem ocorrer durante o processo."
Watsa disse que a BlackBerry pode mudar, embora pudesse levar de três a cinco anos. Watsa é o fundador da companhia de seguros Fairfax Financial Holdings e um dos melhores mais conhecidos investidores do Canadá.
A BlackBerry dominou o mercado de dispositivos móveis para executivos e outros consumidores antes do iPhone sair para o mercado em 2007 e mostrou que os telefones podem ser usados para muito mais do que e-mails e chamadas.