O Facebook divulgou nesta quarta-feira seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2014. A rede social registrou receita de US$ 2,5 bilhões no período, o que representa um aumento de 72% em relação ao US$ 1,46 bilhão registrado no primeiro trimestre do ano passado. O lucro líquido foi de US$ 642 milhões, enquanto que, em 2013, era de US$ 219 milhões.
Em março, a empresa teve uma média de 802 milhões de usuários ativos por dia, um aumento de 21% nos últimos 12 meses. Os usuários ativos que acessam a plataforma via celular ou tablet contabilizaram 609 milhões por dia no mês. Esses números representam uma média de 1,28 bilhão de contas ativas por mês, e 1,01 bilhão de acessos por dispositivos móveis.
“O negócio do Facebook está forte e crescendo, e este trimestre foi um ótimo começo para 2014”, disse o CEO Mark Zuckerberg em comunicado. “Fizemos algumas apostas de longo prazo no futuro ao mesmo tempo que focamos em executar e melhorar nossos produtos e negócios centrais”, completou, em uma referência às últimas aquisições da empresa do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e da empresa Oculus VR, conhecida por produzir os óculos de realidade virtual Oculus Rift.
A maior parte da receita do Facebook vem de publicidade. Foram US$ 2,27 bilhões no trimestre, um aumento de 82% em relação ao mesmo período de 2013. A fatia de publicidade móvel representou 59% desse total. No ano passado, a área abocanhava 30% dos negócios de publicidade. Pagamentos e outras taxas foram responsáveis por US$ 237 milhões na receita.
Mudança
A empresa também anunciou que o diretor financeiro David Ebersman está deixando o cargo depois de ocupá-lo por cinco anos. Ele será substituído por David Wehner, atual vice-presidente de finanças corporativas e planejamento de negócios do Facebook a partir de 1º de junho. Ebersman ficará na companhia até setembro e depois deve trabalhar no setor de saúde, no qual já tem alguma experiência.