O preço das ações do Twitter podem quase dobrar em seu primeiro ano de listagem, afirmou uma corretora, dando recomendação de compra para a ação antes mesmo de a rede social abrir capital.
O analista Robert Peck da SunTrust Robinson Humphrey, o primeiro a avaliar a ação, sugeriu que o preço da ação do Twitter deverá ficar entre US$ 28 e 30 no lançamento, podendo atingir US$ 50 em um ano.
O Twitter permite que seus usuários publiquem mensagens de no máximo 140 caracteres chamadas "tuítes" para compartilhar seus pensamentos e links com o público e amigos, ou para promover uma empresa.
"É importante para investidores olharem o Twitter além de seu texto de 140 caracteres", escreveu Peck em um comunicado de 76 páginas.
A planejada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) é um das mais antecipadas desde a oferta do Facebook em junho de 2012. Apesar de ter registrados fortes perdas nos últimos três anos, o Twitter espera atrair investidores com o crescimento de suas receitas com anúncios.
Cerca de 87% das receitas da empresa, que começou vendendo anúncios apenas em 2010, vieram da publicidade no primeiro semestre do ano.
A aquisição da companhia de publicidade móvel MoPub, vista como uma resposta ao DoubleClick, do Google, e suas alianças com emissoras devem ampliar as receitas de publicidade do Twitter, disse a corretora.
Peck disse que uma das principais oportunidades para a rede de microblogging será capturar parte do mercado de TV global de US$ 200 bilhões da Amplify, que permite às emissoras transmitir videoclipes e anúncios por meio de tuítes de forma coordenada com o que está sendo transmitido na TV.
Comércio eletrônico e aplicativos para celular são outras áreas que o Twitter pode aproveitar para gerar receita, disse Peck. Três quartos de sua atividade mensal de usuários é feita por meio de celulares, informou o Twitter.