Levamos foguetes e robôs para o planeta Marte desde os anos 1970. Assim como a sua vizinha Terra, o planeta vermelho já sofre as ações do ser humano: acúmulo de lixo. A visita das nossas máquinas já deixou mais de sete toneladas de detritos e restos de aparelhos construídos pelo homem.
O cálculo foi feito por Cagri Kilic, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. Segundo ele, nós já mandamos 9.979 quilos de equipamentos para Marte. Tirando o peso das missões ainda ativas, sobram 7.119 kg de lixo.
Esse é um número estimado. A Nasa anunciou que vai mapear o que já foi deixado no planeta vermelho. A dificuldade é que boa parte desse equipamento deve ter sido enterrada pelas tempestades de areia frequentes no planeta.
O que já deixamos em Marte?
Muita coisa. Só não conseguimos deixar plantações de batatas, como retratado no filme "Perdido em Marte", com Matt Damon. Confira as missões que enviamos para Marte e que, hoje, viraram sucata:
1971 - Marte 2 e Marte 3 (URSS)
A primeira tentativa bem sucedida de pouso no nosso planeta vizinho foi realizada em 1971, durante a Guerra Fria, os soviéticos enviaram as sondas Marte 2 e Marte 3. A primeira falhou na descida e ficou perdida. A segunda enfrentou uma tempestade de areia e permanece lá até hoje.
1976 - Viking I e Viking II (EUA)
Chegou a vez dos americanos irem ao planeta vermelho. A sonda Viking I pousou na região de Chryse Planitia, uma planície circular ao norte de Marte. Em 20 de julho daquele ano, recebemos a primeira foto tirada da superfície marciana.
1997 - Mars Pathfinder (EUA)
Foi o primeiro rover operado fora do sistema Terra-Lua. Aterrisou em 4 de julho de 1997 e ficou ativo até 27 de setembro do mesmo ano. Foi a primeira tentativa da Nasa de criar missões de “baixo custo” - foram 150 milhões de dólares investidos em um projeto de três anos.
2003 - Mars Express (Europa)
A Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana, com o orbitador Mars Express, chegaram à órbita de Marte e lançaram em sua superfície o aterrissador Beagle 2. Houve uma falha na ativação dos painéis solares e hoje faz parte da coleção de sucata terrestre no planeta vermelho.
2003 - Spirit e Opportunity (EUA)
Os rovers de exploração pousaram com sucesso em Marte em janeiro de 2004. O Spirit ficou ativo até 2010. Já o Opportunity continuou enviando dados marcianos para a Terra até 2018. Hoje estão esperando uma visita nossa em solo marciano.
2011 - Curiosity (EUA)
A futura sucata terrestre em Marte é o robô Curiosity. O veículo pousou no planeta vermelho em 6 de agosto de 2012 e continua na ativa.