Neuralink realiza segundo implante de chip cerebral em paciente humano, diz Musk

Apesar de dois implantes bem sucedidos, Neuralink continua em fase de testes dos dispositivos cerebrais em pacientes com lesões na medula

5 ago 2024 - 16h44
Apesar de o “Telepathy” ser considerado seguro para uso humano, especialistas indicam que a obtenção de autorização para uso comercial pela startup levaria mais de dez anos.
Apesar de o “Telepathy” ser considerado seguro para uso humano, especialistas indicam que a obtenção de autorização para uso comercial pela startup levaria mais de dez anos.
Foto: reprodução redes sociais / Flipar

Um chip cerebral da Neuralink foi implantado com sucesso em um segundo paciente, segundo afirmação de Elon Musk, dono da empresa de implantes cerebrais, durante entrevista a um podcast. 

Apesar de dois implantes bem sucedidos, a Neuralink ainda está em fase de testes dos dispositivos cerebrais em pacientes com lesões na medula espinhal. 

Publicidade

No início deste ano, foi realizado o primeiro implante cerebral pela Neuralink em Noland Arbaugh, de 29 anos. Arbaug ficou paralisado dos ombros para baixo, há oito anos, após se acidentar em um mergulho.

Ele descreve o uso do implante Neuralink como usar a Força da franquia Star Wars, permitindo que ele “apenas olhe para algum lugar na tela” e mova o cursor para onde quiser.

Em março, Noland Arbaugh, de 29 anos, apareceu em um vídeo jogando xadrez em um laptop. O momento foi compartilhado na internet pela empresa de interface cérebro-computador de Elon Musk.

O objetivo da gravação é mostrar como o primeiro paciente com um implante cerebral da empresa pode controlar o cursor do mouse e jogar xadrez.

Publicidade

Durante a entrevista para o podcast, Musk afirmou que o segundo implantado ele tem uma lesão na medula espinhal semelhante à do primeiro paciente, mas não detalhou informações sobre idade ou sexo do paciente mais recente.

"Não quero azarar, mas parece ter corrido muito bem com o segundo implante.Há muito sinal, muitos eletrodos. Está funcionando muito bem", disse Musk.

Processo de atuação da Neuralink

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA deu permissão à Neuralink para realizar testes clínicos em humanos no ano passado e, pouco depois, a empresa anunciou que estava procurando cobaias para um teste inicial de seis anos.

Como funciona

O chip é implantado na região cerebral responsável pelo controle da intenção do movimento e então utiliza ondas cerebrais, que são transformadas em determinados comandos. O Telepathy conta com:

  • Capa biocompatível
  • Software
  • Bateria
  • Processador
  • Eletrodos
  • Fios ultrafinos

O software presente no chip ajuda a pôr em prática essa conexão com dispositivos eletrônicos. Os chips fazem uma leitura das ondas cerebrais e então fazem a transmissão via Bluetooth para o aplicativo.

Publicidade

Feita essa transmissão, o app da Neuralink transforma as informações em comandos para o smartphone ou o computador do usuário, de modo que seja possível controlar um teclado, por exemplo.

Ao todo, o chip contém mais de 1.000 eletrodos e tem como alvo neurônios individuais, enquanto muitos outros dispositivos em desenvolvimento têm como alvo sinais de grupos de neurônios. Por isso, a empresa espera que a sua criação tenha um maior grau de precisão.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações