A finlandesa Nokia anunciou um tablet com sua marca licenciada usando a plataforma Android do Google, apenas seis meses após a companhia vender seu negócio de telefones e dispositivos à Microsoft por mais de 7 bilhões de dólares.
A Nokia disse que a fabricação, distribuição e vendas do tablet N1 serão administradas pela taiuanesa Foxconn.
O chefe de produtos da unidade Technologies da Nokia, Sebastian Nystrom, disse que a companhia quer dar sequência à iniciativa com mais dispositivos no futuro.
O plano é de que o tablet, que tem interface própria da Nokia, chegue às lojas na China no primeiro trimestre do ano que vem com um preço estimado de 249 dólares (sem contar taxas e impostos), sendo que as vendas serão ampliadas a outros mercados depois disso. Ainda não há informação sobre o lançamento do aparelho no Brasil ou nos Estados Unidos.
Após o acordo de 5,6 bilhões de euros com a Microsoft, a Nokia ficou com seu negócio de equipamentos de redes e serviços, além do seu negócio HERE, de mapeamento e navegação, e a unidade Technologies, que gerencia pagamentos de licenciamentos sobre suas patentes e realiza pesquisa e desenvolvimento.
Na semana passada, o presidente-executivo da companhia, Rajeev Suri, disse que a empresa está buscando maneiras de trazer a marca de volta aos mercados consumidores através de acordos de licenciamento com fabricantes de produtos eletrônicos.
Características do tablet
O Nokia N1 mede 7,9 polegadas, pesa 318 g e é feito todo em alumínio. Pelo tamanho e também pelos acessórios (como o cabo USB que encaixa dos dois lados), ele tem sido bastante comparado pela mídia especializada com o iPad Mini.
O aparelho tem ainda memória RAM de 2 GB, armazenamento interno de 32 GB, câmera de 8 MP com autofoco (traseira) e 5 MP (frontal) e bateria de 5.300 mAh.
Com informações do Terra