O Exército da Noruega está testando o Oculus Rift para ser usado por soldados em tanque de guerra. De acordo com o site norueguês TU Jobs, o uso do gadget deve auxiliar a equipe da máquina de guerra a manobrá-la em zonas de batalha, geralmente difíceis de enxergar pela fumaça de tiros e por sua própria movimentação.
A tecnologia funciona com câmeras posicionadas nos dois lados do veículo e com o óculos de realidade virtual. Com isso o operador do tanque tem uma visão de 360º graus sem sair do tanque, evitando também ser alvejado por inimigos. A unidade que criou o projeto, indica usar o gadget apenas quando a escotilha estiver fechada.
Embora ainda esteja em fase de testes, o uso do Oculus Rift com o tanque já traz benefícios. Seu sistema de captura de imagens é mais barato, custa apenas US$ 2 mil (R$ 4,4 mil) enquanto os outros sistemas militares do gênero custam 50 vezes mais. Ele também abre a possibilidade para criar displays similares aos jogos de videogame - painel transparente mostrando um mapa do terreno e dando uma leitura da atual condição do veículo.