Google anunciou novidades em IA no Made by Google 2024, incluindo a IA Gemini Live e os novos fones Pixel 9.
O Google anunciou um monte de novidades em IA no evento Made by Google 2024. A maior notícia provavelmente foi o Gemini Live, a versão Google de uma IA para conversar. Que já vimos ser anunciado dez vezes antes pelo próprio Google, pela Apple, pela Microsoft, mas vai ficando um pouco melhor e ainda causa algum impacto no palco.
Eis o que o Gemini Live oferece:
- 10 vozes para escolher.
- Operação mãos livres, mesmo com o telefone bloqueado.
- Conversas pausáveis, com a capacidade de interromper o papo no meio da frase.
Eu dei uma testada, e minhas primeiras impressões são que ele é mais rápido que o assistente de voz original do Google, mas o bot é tagarela e continua alucinando (pela natureza da tecnologia, esse problema é difícil de resolver).
A demonstração ao vivo foi definitivamente ao vivo, com alguns erros técnicos, o que respeito, fazer vídeos como o que está aqui é fácil.
O Gemini Live também terá capacidades "contextuais" interagindo com outros aplicativos do Google através do que é chamado de extensões Gemini.
Impressionante? Não. Mas vai marcar bons pontos se a usabilidade for intuitiva e simples, porque nenhum assistente ainda conseguiu ser tudo o que promete.
Ah, sim, o evento Made by Google também lançou os novos fones da empresa, a linha Pixel 9.
São bonitos, grandes, tem uma versão dobrável e toneladas de IA, para buscar (é o negócio deles), conversar e tirar fotos, que podem ser ajustadas e editadas de mil maneiras diferentes.
Não custam barato, a linha Pro sai por 1000 dólares a peça, mas o objetivo da empresa de Mountain View não é ser líder de mercado em fones (tem por volta de 5% do mercado americano e menos de 3% das vendas globais), mas mostrar pra onde o mercado Android deve ir, cuidando da engenharia dos Pixels de ponta a ponta.
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.