A chegada da IA no WhatsApp traz novidades como conversa por voz, edição de imagens, memória de chat e suporte a vários idiomas para melhorar a experiência do usuário.
Difícil imaginar tecnologia que faça mais parte do dia a dia do brasileiro que o WhatsApp. Ganhou até dois apelidos diferentes, "What's" e "zap"!
Por isso é que a chegada da IA nele é tão impactante. Para a maioria dos nossos conterrâneos, será a primeira experiência explícita, cotidiana com a IA. Mas como exatamente será essa experiência?
De cara, algumas novidades chamativas:
- Os usuários podem conversar com a IA usando voz, em tempo real
- A IA pode gerar e editar imagens diretamente nas conversas, permitindo que os usuários criem visuais personalizados simplesmente digitando comandos como "imagine"
- Outro recurso poderoso é a função de "memória de chat", que personaliza as interações. Ela lembra preferências e detalhes dos usuários. Por exemplo, te ajuda a não esquecer o aniversário da sogra... ou te lembra de dar aquela passadinha no mercado para comprar sorvete pro fim de semana
- A IA é multilíngue, suportando vários idiomas para atender a um público global. Então a Meta IA vai aprender com gente do mundo todo (Índia e Brasil são os maiores mercados do WhatsApp).
Muito mais virá. O objetivo geral é aquele que você imagina: que a IA forneça sugestões e respostas bem relevantes, pra melhorar nossa experiência geral. Mas será que inserir toda essa gama de funções no nosso bom e velho WhatsApp não arrisca complicar tudo demais?
Uma das grandes virtudes dele foi sempre seu foco: ajudar a gente a se comunicar rapidamente, sem embaço.
E o uso desses dados pela Meta, como ficarão exatamente as questões de privacidade, transparência, propriedade da informação? E como as questões comerciais (anúncios!) se integrarão nisso tudo?
Hoje temos muitas pessoas que se informam prioritariamente através de notícias e ("notícias") que recebem pelo WhatsApp. Como serão recebidas as informações e sugestões apresentadas pela IA - com o mesmo grau de credulidade / credibilidade?
Questões que certamente ainda darão muito pano pra manga... e enquanto isso, estaremos usando todo dia a Meta AI. Quantas vezes por dia você abre o WhatsApp?
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.