As Big Techs estão investindo verdadeiras fortunas em centros de dados. Quase todas parecem querer se preparar para atender à demanda gigantesca por capacidade de computação para tarefas de IA. No entanto, há uma exceção curiosa e surpreendente.
Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro...
Nos últimos dias, várias gigantes da tecnologia anunciaram seus planos de investimento para 2025. Em todos os casos, os orçamentos divulgados para a construção de centros de dados voltados para IA foram astronômicos: a Microsoft mencionou 80 bilhões de dólares, o Google, 75 bilhões, a Meta, 65 bilhões e, no final da semana, a Amazon superou todas essas cifras, prometendo investir 100 bilhões de dólares nesse setor.
Para ter uma noção do que essa quantia representa, aqui vai uma comparação: o PIB da Bulgária em 2023 foi de 102,4 bilhões de dólares (o da Espanha, 1,62 trilhão).
Apple
No entanto, a situação da Apple é bem diferente. Seu Capex previsto para 2025 permanecerá praticamente estável em relação a 2024, totalizando 12 bilhões de dólares. Embora seja um valor significativo, ele fica muito abaixo dos investimentos feitos por suas concorrentes no campo da inteligência artificial.
E é a empresa com mais dinheiro.
Outro ponto interessante é comparar o investimento dessas empresas em relação à sua capitalização de mercado. A Amazon lidera essa aposta, com um Capex equivalente a 4,12% de sua capitalização atual, seguida por Meta e Google.
A Microsoft adota uma postura um pouco mais cautelosa...
Matérias relacionadas
É aquela época do ano no Japão em que todo mundo usa máscara; a "culpa" é da Segunda Guerra Mundial