O termo “sigma” está ganhando força no TikTok e, até agora, já são mais de 2 milhões de conteúdos sobre ele. Mas a que se deve isso?
Bem, ele está aparecendo como uma alternativa para os conhecidos termos “alfa” (confiante e autoritário) e “beta” (frouxo, inseguro, que se rebaixa). A palavra representa outras características que podem ser aplicadas para homens ou mulheres, com diferenças em relação aos primeiros termos.
No TikTok, “sigma”, para os homens, seria um tipo de personalidade com características “alfa”, como a confiança, mas introvertidos e que não gostam de chamar atenção. Na trend, aparecem como pessoas que fazem tudo sozinhas e não pertencem a nenhuma tribo. São “lobos solitários” que seguem seus próprios caminhos, que são autênticos e fogem de padrões impostos socialmente.
Ao contrário dos alfas, que gostam de estar no topo da hierarquia, os sigmas simplesmente preferem estar fora dela. Eles não se importam com as expectativas alheias e não seguem tendências, além de gostar de lutar contra autoridades. Por isso, se dão melhor trabalhando de forma autônoma.
Normalmente, os sigmas também não se abrem para qualquer pessoa, não sentindo necessidade de compartilhar informações pessoais, e são exigentes com a própria rotina, não tendo muita compatibilidade com pessoas controladoras.
Para as mulheres o significado do termo é semelhante: designa uma mulher com características “alfa”, mas que também não deixa de lado a introversão e pensamentos mais profundos. Da mesma forma que sua versão masculina, não deseja seguir padrões e vive com confiança. Além disso, elas seriam leais, inteligentes e racionais.
Na trend, que abarca muitos conteúdos variados, as pessoas criam edições para explorar algum aspecto dessa personalidade e até estão tentando identificá-la em personagens de séries e filmes. Vídeos reais de pessoas tomando atitudes que condizem com o conceito também estão fazendo sucesso.
Para participar, basta usar as hashtags #sigma, #homemsigma e #mulhersigma. Assim, os vídeos que você produzir poderão ser exibidos nas buscas do app ou no “For You” (“Para você”, em português) de outras pessoas.