A Meta realizará sua conferência anual de desenvolvedores, a Connect, com expectativas de novidades em inteligência artificial e hardware.
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, realizará nesta quinta-feira (25) sua conferência anual de desenvolvedores, a Connect. O evento deve apresentar uma série de inovações, incluindo novos recursos de inteligência artificial e, possivelmente, novidades em hardware, como a próxima geração de headsets de realidade virtual (VR) e óculos inteligentes.
Uma das grandes expectativas gira em torno do Meta AI, com o possível anúncio do mais novo modelo de linguagem Llama e um gerador de imagens que poderá ser integrado a aplicativos populares da empresa, como o WhatsApp, o que sinaliza a expansão das ferramentas de IA generativa nos produtos da Meta, além de um potencial conjunto de ferramentas voltadas a desenvolvedores, focadas em realidade aumentada (RA).
Expansão do metaverso e novos headsets
Enquanto a Meta desativa algumas ferramentas personalizadas para filtros de RA, espera-se que a empresa revele inovações importantes em seu universo virtual, o Horizon Worlds. A plataforma pode receber uma atualização significativa, alinhada com os avanços da IA e da RA, reforçando a aposta da Meta no metaverso como o futuro da interação digital.
Entretanto, o que mais deve chamar a atenção na conferência são os novos dispositivos de realidade virtual, especialmente o sucessor do Meta Quest 3. O headset de VR, que foi lançado com um preço a US$ 500, pode ganhar uma versão mais acessível, chamada de "Quest 3S", com preço sugerido de US$ 299,99, conforme revelam vazamentos.
A expectativa também está em torno de possíveis atualizações nos óculos inteligentes Ray-Ban Meta, que, embora ainda não integrem RA, podem ganhar novos recursos de assistente virtual com a Meta AI.
Futuro dos óculos inteligentes e realidade mista
Rumores sobre o desenvolvimento dos óculos de realidade aumentada, apelidados internamente de "Orion", também têm gerado curiosidade. Embora ainda não esteja claro se a Meta irá apresentá-los na Connect, é possível que ao menos uma prévia seja mostrada.
Além disso, a Meta tem planos ambiciosos para o futuro dos headsets de realidade virtual, com um novo Quest 4 previsto para 2026 e um modelo avançado, destinado à computação espacial, apelidado de “La Jolla”, para 2027.
Jogos e entretenimento no universo VR da Meta
Outro ponto de interesse durante a Connect será a estratégia da Meta para o setor de jogos em realidade virtual. Apesar de fechar estúdios de desenvolvimento, como o Ready at Dawn, responsável por títulos imersivos como Echo VR, a empresa ainda está lançando experiências casuais, como Wordle, e expandindo o suporte para jogos de console via HDMI nos headsets Quest.
Como assistir
O evento será transmitido ao vivo a partir das 14h (horário de Brasília) nas páginas da Meta, no Facebook, e MetaforDevelopers. Em seguida, a apresentação dos desenvolvedores será transmitida ao vivo na página MetaforDevelopers, a partir das 15h.