O que são as luzes misteriosas vistas no céu do Japão

Acontecimento raro foi fotografado no porto de Mikuriya, na cidade de Daisen, viralizando nas redes sociais

27 mai 2024 - 15h17
Resumo
Um fenômeno raro, conhecido como “pilares de luz”, surpreendeu os moradores do Japão, na cidade de Daisen e região do porto de Mikuriya, no dia 11 de maio de 2024. Sua explicação é a emissão de luzes por barcos de pesca, cuja reflexão em cristais de gelo no ar produz um efeito único.
Pilares de luz vistos em Daisen, no Japão
Pilares de luz vistos em Daisen, no Japão
Foto: Reprodução/X/@maashii_taiyo

Um show de luzes misteriosas encantou os moradores do Japão, na cidade de Daisen, na região do porto de Mikuriya. O fenômeno raro, chamado de “pilares de luz”, também conhecido no país como “isaribi kochu” (com a tradução livre sendo “pilares de luz atrativos para peixes”), viralizou no X (ex-Twitter) no dia 11 de maio.

Já com 12,1 milhões de visualizações, os usuários da rede criaram vários tipos de teorias para entender o que aconteceu, inclusive levantando a hipótese de óvnis. Porém, segundo as informações do portal Japan Today, a explicação do fenômeno é mais simples do que parece.

Publicidade

Os barcos de pesca emitem luzes para atrair peixes à noite, que refletem no céu. Em noites em que a temperatura cai, cristais de gelo se formam no ar, bem em cima dos navios, causando o efeito.

Conheça os fenômenos misteriosos que intrigam o Brasil Conheça os fenômenos misteriosos que intrigam o Brasil

Quando os cristais de gelo possuem formato hexagonal e base plana, eles refletem a luz artificial na vertical, por isso que foi possível ver os pilares em regiões mais distantes do porto.

O fenômeno tende a acontecer em regiões polares ou subpolares, especialmente no inverno, onde as temperaturas caem bem abaixo do ponto de congelamento.

Publicidade

O autor da postagem no X disse, em entrevista para o portal japonês Hint-Pot, que ele mora na cidade há nove anos e já viu o acontecimento umas três ou quatro vezes. Ainda, como ele trabalha como produtor turístico de Daisen, achou que tirar a fotografia de um evento incomum poderia atrair turismo para a região.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações