Um objeto luminoso foi visto no céu, na cidade de Monte Castelo, no norte de Santa Catarina, na madrugada de sábado, 10. O fenômeno foi flagrado por uma câmera de monitoramento, e a luz durou cerca de três minutos, conforme as imagens.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O flagrante foi feito pelo servidor público Jocimar Justino, que publicou as imagens nas redes sociais. Em seu perfil, ele se descreve como astrônomo amador.
A suspeita é que o objeto seja apenas lixo espacial, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), da qual Jocimar é membro. No vídeo, é possível ver que o objeto se move no céu e deixa um rastro de luminosidade. O brilho aumenta e diminui com o passar do tempo.
De acordo com a Bramon, "a bola de fogo foi causada pela reentrada do estágio superior do foguete Soyuz 2.1-A, lançado em 22 de agosto de 2023, por volta de 22 horas (hora de Brasília) no Cazaquistão rumo a estação espacial na missão Progress MS-24. O estágio do foguete, denominado SL-4 R/B pesava cerca de 2,3 toneladas e media mais de 6 metros de comprimento".
O lixo espacial provoca uma “reentrada” no planeta, ou seja, é lançado pelos seres humanos no espaço, mas acaba voltado à Terra. Isso pode acontecer com foguetes ou satélites que foram colocados em órbita, por exemplo.