Muitos dos relatos de avistamentos de drones que têm tomado conta dos Estados Unidos parecem ser de drones comerciais, de hobby e de aplicação da lei, bem como de aeronaves ou estrelas, disseram as autoridades norte-americanas nesta terça-feira.
Menos de 100 dos mais de 5.000 avistamentos relatados em Nova Jersey e em outros Estados do nordeste dos EUA merecem uma investigação, disseram autoridades do Departamento de Defesa dos EUA, do Departamento de Segurança Interna do país, do FBI e da agência federal de aviação (FAA).
Os avistamentos, que começaram em meados de novembro, criaram um frenesi em redes sociais. Um grupo do Facebook intitulado "New Jersey Mystery Drones - let's solve it" (Drones misteriosos de Nova Jersey - vamos resolver isso) tinha quase 75 mil membros na segunda-feira, com pessoas publicando teorias que variam de extraterrestres a grupos estrangeiros.
As autoridades dos EUA reiteraram que não há nenhum risco à segurança ou à segurança pessoal com a onda de atividade relatada nos céus do país.
O governo Biden deve dar aos membros do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA explicações confidenciais sobre o assunto nesta terça-feira, escreveu um repórter do Punchbowl no X. Os representantes do painel não puderam ser contatados imediatamente para comentar a informação.
A última declaração das autoridades, que disseram repetidamente que a maioria dos avistamentos de grandes aeronaves de asa fixa envolveu aeronaves tripuladas, veio depois que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pediu na segunda-feira mais comentários federais sobre os avistamentos relatados.
"Reconhecemos a preocupação de muitas comunidades", escreveram as autoridades em um comunicado. "Enviamos tecnologia avançada de detecção para a região. E enviamos observadores visuais treinados."
As agências também pediram ao Congresso que aprove uma legislação que lhes daria mais autoridade para identificar e mitigar quaisquer ameaças de drones, observando que já existem mais de 1 milhão de drones registrados legalmente nos EUA.
"Há milhares de drones comerciais, amadores e policiais legalmente no céu em qualquer dia. Com a evolução do cenário tecnológico, esperamos que esse número aumente com o tempo", afirmaram.