Os EUA descobriram algo via um de seus satélites: a China construiu um laser tão grande que pode ser visto do espaço

O novo centro de fusão em Mianyang representa um salto tecnológico significativo para a China. Ele tem o potencial de revolucionar a geração de energia e fortalecer sua capacidade militar

25 mar 2025 - 09h37
(atualizado em 26/3/2025 às 09h20)
Foto: Xataka

No ano passado, a China revelou uma tecnologia em desenvolvimento chamada Crazy Li. Tratava-se de um laser de combate inédito, capaz de cortar metal ou causar cegueira no campo de batalha. O que agora foi descoberto por um satélite norte-americano é completamente diferente de tudo o que conhecíamos. Pelo tamanho, estamos diante de algo fora do comum, tanto que é visível do espaço.

Um colosso tecnológico

Ao que parece, tudo indica que a China está desenvolvendo na cidade de Mianyang, província de Sichuan, um enorme centro de pesquisa de fusão por laser, uma tecnologia com o potencial de fornecer energia limpa e ilimitada. Um projeto que, além disso, também pode ter aplicações militares no design e modernização de armas nucleares, segundo analistas de duas organizações de inteligência independentes.

Publicidade

E como descobrimos isso? Imagens de satélite revelaram uma estrutura com quatro braços gigantescos que abrigarão baias de laser direcionadas a um centro de experimentação onde serão realizados testes de fusão utilizando isótopos de hidrogênio. Segundo o analista Decker Eveleth, da CNA Corporation, essa instalação é pelo menos 50% maior que o National Ignition Facility (NIF) dos Estados Unidos, o que a tornaria o maior centro de fusão nuclear do mundo. Pelas imagens espaciais, a companhia tem monitorado sua evolução desde que o local era apenas "um pedaço de terra" em 2020.

O projeto, denominado Laser Fusion Major Device Laboratory, não havia sido revelado previamente, o que gerou...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Precisaríamos detonar o arsenal nuclear da Terra 130 vezes para liberar a energia que causou os grandes desfiladeiros da Lua

Se você sempre escova os dentes depois de comer, a ciência tem algo a lhe dizer: você está fazendo errado

Há pessoas soltando esses animais, desaparecidos há séculos, em rios da Espanha; o problema é que não se sabe quem

Todas as bases de DNA e 14 dos 20 aminoácidos: NASA encontrou moléculas ligadas à vida em amostras de Bennu

Passamos 6 anos processando imagens de um buraco negro para chegar a uma conclusão: Einstein estava certo

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações