Os túneis não são um problema para o Google Maps se você ativar esta opção em suas configurações

Google Maps adiciona suporte para beacons de posicionamento Bluetooth em túneis, embora não esteja ativo como padrão

28 mar 2025 - 13h55
(atualizado em 29/3/2025 às 16h26)
Foto: Xataka

O Google Maps ganha uma nova configuração pela qual a navegação será mais confiável quando passarmos por túneis, desde que uma série de requisitos sejam atendidos.

Esta nova configuração é o suporte para beacons (equipamentos de geolocalização para locais fechados) de posicionamento Bluetooth em túneis. Se eles estiverem instalados no túnel e você os tiver ativos em seu celular, o Google Maps pode usá-los para saber onde ele está precisamente, mesmo sem acesso a nenhum satélit.

Publicidade

Beacons Bluetooth para saber onde você está

Aplicativos de navegação como o Google Maps fazem o que podem quando você entra em um túnel e perde a conexão GPS. Geralmente, eles se limitam a prever para onde você está indo com base na velocidade média em que você está dirigindo no túnel. O sistema funciona relativamente bem em casos específicos, mas quando estamos falando de túneis longos com muitas saídas e ramificações, ele pode ser melhorado.

Agora o Google Maps nos dá uma alternativa: aproveitar os beacons de túnel Bluetooth. Ao conectar-se a esses dispositivos, o celular pode calcular sua localização no túnel, mesmo não estando conectado a nenhum satélite.

A ideia é boa, mas o suporte para beacons Bluetooth está desabilitado como padrão, então você precisará ir nas configurações do Google Maps para ativá-lo.

As configurações estão localizadas nas Configurações de navegação e são chamadas de Beacons de túnel Bluetooth. Quando o ativamos, precisaremos conceder permissão ao Google Maps para ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Elon Musk anunciou o resgate surpresa dos dois astronautas presos no espaço; não faz sentido algum

Tão poucos apartamentos são vendidos na China que eles estão recorrendo a incentivos criativos: casas com aviões particulares incluídos

Boa notícia pra quem não gosta de carro elétrico: os EUA também não gostam mais

Meta dá o primeiro passo para desmantelar seu sistema de verificação externa - usando um algoritmo do X

"Eles perderiam o mercado nacional": Claudia Sheinbaum responde ao CEO da Nissan sobre possível transferência de produção devido a tarifas dos EUA

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se