Os consumidores brasileiros preferem comprar produtos dos Estados Unidos, China e Japão, é o que mostra uma nova pesquisa da Pitney Bowes sobre comércio transacional via internet. O estudo mostra que 90% dos consumidores preferem adquirir fora do país, sendo que nos EUA (55%), China (51%) e Japão (51%) são os favoritos.
Os brasileiros, ao lado de australianos, canadenses e indianos, foram aqueles que mais mostraram disposição em comprar produtos de outros países, 60% ante 17% dos japoneses – os consumidores que sentem-se menos seguros em compras online internacionais.
A análise, que contou com 12 mil pessoas de 12 países no mês de agosto, revela que 96% deles já fizeram compras pela internet. No entanto, o mercado de e-commerce transfronteiriço ainda possui potencial de crescimento na casa dos US$ 1,5 trilhões, segundo a eMarketer.
“Os varejistas que buscam expandir seus negócios on-line para os mercados internacionais devem considerar as características próprias e as preferências de compras dos consumidores em cada país," disse Craig Reed, vice-presidente Pitney Bowes.
Reed ainda aponta a clareza, precisão, preço competitivo e transparência nas entregas são fundamentais no processo para os internautas deixarem de ter “medo”, ao realizar comprar em países diferentes - apenas 46% dos entrevistados disseram consideram seguro esta modalidade de compras.
“Uma vez superados esses obstáculos, a confiança dos consumidores, as oportunidades e apetite para compra de mercadorias fora do seu próprio país podem aumentar dramaticamente”, explica o executivo.
A pesquisa ainda aponta que entre os compradores dos 12 países, 68% acreditam que o preço é o maior motivar para comprar fora de seus países. E que os EUA é o país mais importante para aquisição online, por 70% dos entrevistados.
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